Entre as muitas vitaminas que o nosso organismo necessita, uma das mais importantes a serem consideradas é a vitamina D3. Ela é responsável por fortalecer a saúde dos ossos e dos dentes e a falta dela pode causar algumas condições graves, como o raquitismo.
Esse tipo de vitamina pode ser encontrado em produtos de origem animal, além de ser possível obter as doses que necessitamos a partir da exposição ao sol. Entender a importância dessa vitamina e como manter o corpo em dia com os níveis de vitamina D3 é fundamental para ter uma melhor qualidade de vida.
Vitamina D3: o que é e para que serve?
A Vitamina D3, também conhecida como calciferol, tem diversas funções em nosso organismo. Seus efeitos são considerados como neuromusculares e imunomoduladores, ou seja, influenciam o sistema nervoso, o sistema muscular e o sistema imunológico. Assim, podemos citar diversos benefícios ligados à vitamina D3, incluindo:
- Fortalecimento do sistema imunológico: aumenta a defesa do organismo contra algumas doenças;
- Prevenção contra o câncer: auxilia no equilíbrio dos processos de multiplicação e divisão celular;
- Manutenção dos níveis de cálcio e fósforo: auxilia na manutenção da saúde dos ossos e dos dentes;
- Melhora a força e o equilíbrio: participa da produção de proteínas e na concentração muscular;
- Prevenção contra o diabetes: auxilia o pâncreas na produção de insulina;
- Equilibra a pressão arterial: controla a inibição da renina, enzima responsável pela regulação da pressão arterial.
Onde encontrar a vitamina D3?
A vitamina D3 está presente em alimentos de origem animal. A lista é extensa, mas algumas opções se destacam por apresentarem índices maiores da substância, o que inclui:
- Manteiga;
- Ovos;
- Leite e derivados;
- Frutos do mar.
Sendo mais específico, podemos destacar certos tipos de peixes como os alimentos mais ricos em vitamina D no geral. O salmão, as ostras e o arenque são os melhores exemplos. Vale destacar ainda o óleo de fígado de bacalhau como o alimento com maior índice da vitamina que se tem registro.
Porém, não é preciso nem mesmo se alimentar para obter a vitamina D3. Ela é obtida em maior quantidade a partir da exposição ao sol. É isso mesmo: o contato dos raios ultravioletas B (UVB) com a pele durante cerca de 15 minutos é suficiente para produzir a quantidade diária que necessitamos.
Por isso, é importante criar o hábito de se expor ao sol por cerca de 15 minutos pelo menos três vezes por semana. Opte por fazer isso nos horários em que o sol é mais ameno e não se esqueça de usar protetor solar.
O que acontece se eu tiver deficiência de vitamina D3?
Para saber como estão seus índices de vitamina D é necessário realizar um exame de sangue específico, que pode ser solicitado pelo seu médico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, adultos saudáveis devem apresentar um mínimo de 20 ng/ml e um máximo de 100 ng/ml da substância.
A deficiência de vitamina D3 pode causar diversos problemas, o que inclui depressão, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes, além de condições relacionadas à baixa imunidade, como gripes e resfriados. Em casos mais graves, a deficiência de vitamina D pode levar ao escorbuto, ao raquitismo ou à osteomalácia.
Da mesma forma, índices acima do recomendado – uma condição mais rara – pode causar vômito, perda de apetite, desidratação e insuficiência renal.
Em alguns casos, pode ser recomendado ao paciente que faça uma suplementação de vitamina D. Seja para reequilíbrio ou para reforço, é importante que o paciente consuma medicamentos somente mediante prescrição.
…..
Suplementos vitamínicos podem incluir vitamina D3 em sua composição e, ainda que não sejam o tratamento direto para eventuais problemas, podem trazer benefícios para a saúde. É o caso do Poliviron, um suplemento completo de A a Z, com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação.
Você pode garantir a harmonia do seu organismo e deixar a sua dieta mais completa. Saiba mais detalhes sobre o produto e consulte o seu médico sobre essa opção.