representação 3D de uma glândula tieróide

COMPARTILHE

Por que realizar a dosagem dos seus hormônios?

Os hormônios têm um papel fundamental no nosso organismo, especialmente na manutenção da estrutura metabólica e funcional do corpo. Porém, quando passamos dos 30 anos, alguns deles podem começar a diminuir a produção ou apresentar variações.

Identificar quando isso acontece nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que em muitos casos não há sintomas aparentes. A solução é recorrer ao exame de dosagem hormonal, uma medida preventiva fundamental para diagnosticar se há ou não algum tipo de alteração.

Hormônios em desequilíbrio podem indicar algum tipo de doença em desenvolvimento. Por isso, quando o diagnóstico ocorre em um exame preventivo, são maiores as chances de que a doença, se houver, seja encontrada ainda em estágio inicial, facilitando o tratamento.

Dosagem hormonal deve fazer parte do seu check up

Todo paciente deveria realizar um check up completo pelo menos uma vez por ano. Quanto mais avançada a idade, maiores são os riscos de que ocorra um desequilíbrio hormonal. Tanto homens quanto mulheres podem apresentar, já a partir dos 30 anos de idade, alguma propensão nesse sentido.

mulher sendo examinada em um check up para saber se os níveis de seus hormônios estão bem

No caso das mulheres, o exame de sangue indica os níveis dos hormônios responsáveis pelo desenvolvimento dos óvulos: o FSH, o LH e o estradiol. Outro item a ser observado é a dosagem de prolactina e o TSH. Resultados alterados, se identificados, podem ser sinais de outros problemas, não necessariamente graves, mas passíveis de serem corrigidos.

Já no caso dos homens, o que se avalia é o PSA,  antígeno prostático específico. A quantidade de PSA pode ser um indicativo de câncer de próstata. Além disso, avalia-se a testosterona e o TSH. A testosterona apresenta queda de 1% ao ano a partir dos 40 anos, e pacientes podem apresentar queda de libido em razão disso.

Desequilíbrios hormonais: sintomas e tratamento

Como já mencionamos, nem sempre os indícios de um desequilíbrio hormonal são perceptíveis. Contudo, há uma lista de sintomas que podem ser consequência de um diagnóstico de hormônios em desacordo. Um profissional de saúde deve ser consultado para que seja possível contextualizar as queixas e relacioná-las com um possível desequilíbrio hormonal.

A lista de sintomas que podem se desenvolver a partir de um desequilíbrio hormonal inclui:

  • Excesso de fadiga: cansaço excessivo, mesmo após boas noites de sono, pode ser um sintoma de desequilíbrio de cortisol.
  • Baixa libido: no caso da libido, baixos índices de testosterona nos homens ou de estrogênio nas mulheres podem ser uma das causas.
  • Presença de acnes em excesso: a testosterona intervém sobre a atuação das glândulas sebáceas. Quando desregulada, pode fazer com que surja acnes em excesso.
  • Sono desregulado: a melatonina, a testosterona, o hormônio do crescimento (GH) e o hormônio da tireoide são hormônios que interferem no sono. Por isso, caso haja problemas nessa área, é possível que eles estejam desregulados.

amostras de sangue para fazer exames de hormônios, com os nomes testosterona, estrogênio e progesterona escritos em inglês

  • Aumento do apetite: se seu apetite aumentou repentinamente, fique atento. Isso pode ser explicado pela oscilação da produção hormonal, especialmente da grelina e da leptina.
  • Irritabilidade: o desequilíbrio hormonal pode provocar alterações emocionais que causam instabilidade no humor e irritabilidade constantes.
  • Alteração nos índices glicêmicos:  quando a presença de glicose no sangue aumenta, é porque a secreção da insulina está insuficiente — podendo ser diagnosticada por uma maior resistência da glicose à insulina ou ainda diabetes do tipo 2.
  • Inchaço no corpo: a progesterona, hormônio responsável por reter líquidos, tem seus picos especialmente antes da menstruação e durante toda a gravidez de forma a manter o bebê.
  • Queda de cabelo: as quedas de cabelo podem ser verificadas a partir de uma série de fatores, entre eles, o próprio desequilíbrio hormonal. Quando sua produção não está correta, os hormônios podem causar uma alteração da estrutura dos cabelos, causando ressecamento, quebra e, assim, a queda dos fios.

…..

Além da reposição hormonal, outra boa companhia em tratamentos para auxiliar no aumento dos índices de testosterona de forma natural é o suplemento Forteviron Testo que possui uma série de vitaminas que ajudam a fortalecer o seu corpo e repor suas vitaminas.

TAGS

TPM Reduxina