medidor indicando um nível de testosterona baixo

COMPARTILHE

Poucas horas de sono afetam a produção de testosterona?

Noites mal dormidas podem causar uma série de problemas de saúde. O sono tem a função de  ser reparador do nosso organismo, recarregando a nossa energia para o dia seguinte. Contudo, quando negligenciamos essa necessidade fisiológica, seja dormindo menos horas do que o recomendado ou dormindo mal, sentimos as consequências negativas nos dias seguintes.

O que talvez você não saiba é que noites mal dormidas podem significar redução nos índices de produção de testosterona. Um estudo conduzido pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que após uma noite de sono ruim os níveis de testosterona costumam ser mais baixos do que quando dormimos normalmente. Por que existe essa relação?

Produção de testosterona aumenta com o início do sono

A testosterona é o principal hormônio masculino ligado ao desejo sexual. Sua produção aumenta quando dormimos, especialmente no início do sono, e vai crescendo com o passar das horas, tendo o seu pico no início da manhã. Sabe aquelas ereções matinais que são características dos homens? Elas são nada mais do que a testosterona agindo.

Quando dormimos mais tarde ou demoramos demais a pegar no sono, há um atraso na produção e, consequentemente, um atraso no pico. Em outras palavras, pode ser que o período de sono seja tão curto que não seja possível completar todo o ciclo. Quando isso acontece um dia ou outro não há problema, mas quando se torna um hábito recorrente, o acúmulo de noites mal dormidas resulta em problemas de saúde – e os baixos índices de testosterona podem estar entre eles.

homem sentado na cama com insônia

E não é só isso. A falta de boas noites de sono faz com que outras substâncias sejam produzidas em excesso. É o caso do cortisol, o chamado “hormônio do estresse”. Portanto, com menos libido e mais estresse, não é de se admirar que você se sinta tão mal após uma noite de insônia.

Relação entre sexo e sono vai além

Assim como noites mal dormidas podem impactar negativamente a sua vida sexual, a falta de uma vida sexual ativa também pode levar a casos de insônia. A relação existe em razão do orgasmo, momento em que o corpo libera hormônios como dopamina e oxitocina. Essas substâncias proporcionam sensações que estimulam noites de sono melhores.

Os casais costumam ter relações sexuais com maior frequência no período da noite, mas esse também é o momento em que estão mais cansados, em razão da rotina estressante do dia a dia. Portanto, buscar alternativas para não abrir mão do prazer é fundamental. Em teoria, o período da manhã seria mais propício para a prática sexual, mas essa não deve ser a única alternativa.

Medicamentos dinamizados, como o Forteviron, podem ser uma solução – consulte seu médico sobre essa possibilidade.

Como saber se meus índices de testosterona estão baixos?

A melhor maneira de obter uma resposta para essa pergunta é por meio de um exame laboratorial. Você pode consultar um médico, seja ele um clínico geral ou urologista, para que ele possa encaminhá-lo para um exame de sangue no qual os índices de testosterona sejam mensurados.

homem em uma consulta no médico

Vale lembrar que diversas razões podem fazer com que ocorra um desequilíbrio nos índices de testosterona em nosso corpo. A idade avançada, por exemplo, é uma delas. À medida que os anos passam, temos mais dificuldade em produzir esse hormônio nas quantidades corretas e quando isso não ocorre de forma natural precisamos recorrer a suplementos e vitaminas.

Fique atento ainda a alguns sinais do corpo, que podem indicar algum tipo de problema. Os principais sintomas incluem:

  • Diminuição no desejo sexual (libido);
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição das ereções espontâneas pela manhã;
  • Dificuldade de sustentar ereções;
  • Redução nas fantasias sexuais;
  • Sensação de cansaço (fadiga);
  • Sinais de depressão e ansiedade;
  • Diminuição da massa magra e nos níveis de força;
  • Perda de qualidade de vida e bem-estar.

Por fim, dê atenção especial a outros aspectos da sua vida que não sejam necessariamente as noites de sono. Uma alimentação adequada, sem alimentos muito gordurosos ou ultraprocessados, prática de exercícios físicos com regularidade e um estilo de vida menos estressante são situações que contribuem não apenas para boas noites de sono, mas para uma vida sexual de melhor qualidade.

TAGS

TPM Reduxina