Quais vitaminas ajudam seu cérebro a ser mais criativo?

Quais vitaminas ajudam seu cérebro a ser mais criativo?

A criatividade é capacidade de o ser humano sair fora da caixa, de criar e inovar. Trata-se de um elemento de alto valor, tanto no contexto pessoal quanto profissional, pois auxilia consideravelmente no desenvolvimento e na evolução das pessoas e negócios.

Sendo uma das qualidades mais valiosas e indispensáveis para as pessoas, manter o cérebro saudável para que possa ser criativo é uma ação muito importante no dia a dia. Afinal, é ele quem move nosso pensamento e a forma em como vamos lidar com as diversas situações diárias, daí a importância de uma conservação apropriada.

E você provavelmente já se sentiu cansado mentalmente ou com bloqueios criativos constantes, certo? Estas situações podem ser resultados de um mal funcionamento do cérebro, ou ainda, uma atenção deficiente sobre a saúde do órgão.

Por isso, neste artigo, elencamos algumas vitaminas para criatividade, que podem melhorar o desempenho mental, deixando-o mais criativo, atento e saudável, sobre o qual você poderá tirar o maior proveito possível. Confira!

A importância das vitaminas para nosso organismo

Essenciais para o corpo humano, as vitaminas são substâncias naturais que realizam e auxiliam vários processos em nosso organismo, tais como o metabolismo, como aqueles ligados à produção e armazenamento de energia, a proteção do sistema imunológico, formação de tecidos e ossos e formação e manutenção das células. 

Devido à incapacidade de o organismo produzir vitaminas, é muito importante adquiri-las por meio da alimentação para que o corpo possa funcionar em sua melhor forma. E entre as várias existentes, temos algumas que possuem um efeito positivo em nosso cérebro e suas principais funções. Se consumidas adequadamente, podem ajudar a otimização da memória e da atenção, além de promover melhorias associadas à criatividade.

Conheça a seguir 6 vitaminas para criatividade que são ajudam seu cérebro a ser mais criativo:

Vitaminas para criatividade: quais as mais recomendadas e como elas otimizam o desempenho do cérebro?

Vitamina A

Esta é uma vitamina muito indicada por contribuir com a memória. Estudos indicam que ao ser ingerida, a vitamina A ajuda na proteção contra a degeneração cognitiva, ou seja, mantém e melhora as habilidades mentais. Por este motivo, quanto melhor a memória, mais criativa a mente fica, pois será possível fazer a combinação de uma série de ideias que estavam esquecidas em determinadas situações.

Está presente em vários alimentos, como a cenoura, abóbora, manga e mamão.

Quais vitaminas ajudam seu cérebro a ser mais criativo?

Vitaminas do Complexo B: B1 e B12

A vitamina B1, uma das vitaminas mais importantes para o cérebro, é conhecida como tiamina. Trata-se de uma substância essencial, tanto para o cérebro quanto para o sistema nervoso. Seus principais objetivos são auxiliar na hora de converter alimentos em energia, fortalecer a circulação sanguínea e a absorção de glicose.

Portanto, auxilia na oxigenação do cérebro, permitindo um melhoramento no desempenho do órgão em momentos que demandam um pensamento mais intenso. É encontrada, principalmente na carne (frango, porco ou vitela), sendo também componente de algumas frutas, legumes e alguns cereais integrais.

Assim como a vitamina B1, a vitamina B12 também é responsável por fornecer energia e, como a vitamina A, fortalece a memória, facilitando o processo de aprender coisas novas. Ela é encontrada em produtos naturais de origem animal (peixes, laticínios e aves), assim como grãos e cereais.

Vitamina C

Uma das vitaminas mais conhecidas devido seu alto potencial benéfico a todo o corpo, é a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento do cérebro. Também chamada de ácido ascórbico, prova uma melhoria nas funções do cérebro, tais como a atenção e a memória.

Quais vitaminas ajudam seu cérebro a ser mais criativo?

Desse modo, a vitamina C ajuda o cérebro a ser criativo na medida em que o mantém atento e jovem. Está presente, majoritariamente, em frutas cítricas, como laranja, tangerina, morango, abacaxi e toranja, além de alguns vegetais como brócolis e pimentão.

Vitamina E

A vitamina E, em conjunto com alimentos que contêm o ácido graxo ômega 3, também não podem ser deixados de lado quando o assunto é desempenho mental. A vitamina E é um importante antioxidante que, como a vitamina C, impede o envelhecimento precoce do cérebro. Já o ômega 3 auxilia no aumento da plasticidade do cérebro, evitando a degeneração e fortalecendo funções cognitivas, tão importantes para a criatividade.

A vitamina E é encontrada em alimentos como semente de girassol, óleo de girassol, avelã, óleo de milho, azeite, castanha do Pará, amendoim, pistache, nozes, acelga, abacate, ameixa seca, manga, mamão, abóbora e uva. Em relação ao ômega 3, é possível encontrar esta substância na sardinha, arenque, salmão, atum, sementes de chia e linhaça e nozes.

Vitamina K

A última vitamina da lista, a vitamina K, desempenha um importante papel na melhoria da aprendizagem e memória. Inclusive, estudos indicaram que pessoas que sofrem de Alzheimer apresentam uma baixa taxa de vitamina K em seu organismo.

É encontrado, majoritariamente, no brócolis, mas também compõe couve de bruxelas, salsa, vegetais de folhas verdes, aspargos, aipo e alimentos fermentados.

A vitamina K, por sua vez, contribui para melhorar as funções de aprendizagem e memória. Foi detectado que quem sofre de Alzheimer também apresenta deficiência de vitamina K. Este elemento é encontrado em alta concentração no brócolis. Também está na couve de Bruxelas, salsa, vegetais de folhas verdes, aspargos, aipo e alimentos fermentados.

Outras formas de conseguir vitaminas e tornar o cérebro ainda mais criativo

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como as vitaminas podem contribuir para a criatividade, saiba que é possível encontrar as substâncias citadas acima por meio de outras alternativas, como os suplementos alimentares, em especial o Forteviron® Vitamin A-Z Men.

O Forteviron® Vitamin A-Z Men é um suplemento livre de açúcar indicado às pessoas que desejam se manter fortes, em todos os sentidos. Composto por uma série de vitaminas e minerais, além de contribuir com a criatividade, o suplemento auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no metabolismo de proteínas e no combate aos radicais livres.

Fonte(s): Supera, Forteviron®, Dietmed, Thrive, Tua Saúde, A Mente É Maravilhosa 1, Vittude e A Mente É Maravilhosa 2.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *