celulas-do-organismo

COMPARTILHE

Radicais livres: o que são e como combater?

Independentemente da atividade que esteja fazendo, seja durante o trabalho, descansando ou se divertindo, o seu corpo está sempre trabalhando para eliminar os radicais livres. Mas afinal de contas, o que são radicais livres e como eles afetam o nosso organismo a ponto do nosso metabolismo se esforçar tanto para eliminá-los?

Neste artigo da Clique Bem Estar, você se informa sobre a importância de conhecer mais sobre o funcionamento do organismo, especialmente sobre a questão de como evitar o processo de envelhecimento precoce por parte da metabolização destas moléculas. Existem princípios e atividades que podem ajudar você a melhorar sua saúde.

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas cujos átomos têm um número ímpar de elétrons. Considerada uma molécula incompleta, ela é capaz de capturar elétrons de proteínas de outras células com o intuito de se manter em “pares”. Com isso, a molécula que ficou desfalcada por ceder esse elétron vai atrás de outra molécula para também formar um par e a reação acontece em cadeia, sucessivamente.

Aparentemente pode ser algo comum, já que nosso organismo é composto de uma série de reações químicas, mas o real problema é que quando se tira um elétron e acrescenta outro, há uma brecha, levando à intoxicação da célula. Esta, estando intoxicada, pode dar origem ao surgimento de doenças como parkinson, catarata, senilidade, alzheimer, degeneração muscular, infarto, AVC e alguns tipos de câncer.

De onde vêm os radicais livres?

Ao mesmo tempo que tenta eliminá-los, o nosso corpo também produz os radicais livres. São produtos resultantes da conversão dos nutrientes dos alimentos para termos a energia necessária para nos mantermos vivos e ativos. As enzimas protetoras, que o nosso corpo possui, controlam o nível desses radicais livres em nosso organismo.

O que ocorre com as células oxidadas?

A oxidação molecular por parte deste processo, danifica a membrana e consequentemente a estrutura da célula no geral. O resultado é o envelhecimento precoce, já que as células estão se desgastando com uma frequência maior. Como resultado, pessoas jovens podem ter incidência de doenças comuns a pessoas com uma idade mais avançada.

Como os radicais livres influenciam diretamente no envelhecimento precoce?

O Dr. Rodrigo de Abreu, do portal Medicina Ortomolecular, cita que o envelhecimento precoce está diretamente associado ao excesso de radicais livres. Quanto mais equilibradas estiverem essas moléculas com nosso sistema antioxidante, mais saudáveis seremos. Para frear o processo de envelhecimento precoce é imprescindível manter uma boa alimentação, atividade física e controle do estresse.

mulher-estressada

Comer mal, ser sedentário, alimentar-se dos problemas, mau humor e estresse são fatores que aceleram o processo de ampliação das moléculas que são categorizadas como radicais livres. Aumentar drasticamente essas moléculas é envelhecer rapidamente, além do mais, isso contribui para que doenças graves como o parkinson e alzheimer apareçam antecipadamente.

Fatores externos contribuem para o aumento dos radicais livres

Existem enzimas que controlam a quantidade de radicais livres em nosso organismo justamente para eliminá-los, mas também há agentes externos que podem contribuir para que o número de radicais livres presentes no corpo se torne absurdamente maior. Assim, o organismo não conseguirá eliminá-las de uma vez por todas.

Álcool, cigarro, alimentos com muita gordura e aditivos químicos como corantes, são considerados fatores externos e podem aumentar a quantidade de radicais livres a ponto de dificultar a sua eliminação a longo prazo.

Fazer exercícios e ter uma dieta rica em antioxidantes são hábitos que ajudam a combater os radicais livres?

alimentos-antioxidantes

Se hábitos não saudáveis contribuem para que os radicais livres aumentem, então com hábitos positivos, com uma alimentação rica em antioxidantes aliados à prática de atividades físicas, há a possibilidade de diminuição da quantidade dessas moléculas. Deste modo, há um fortalecimento do sistema imunológico permitindo que o corpo consiga combater corretamente os radicais livres de modo eficaz.

Como fazer da alimentação uma aliada?

A força do sistema antioxidante depende normalmente de uma dieta adequada em micronutrientes. Vitaminas, minerais e aminoácidos são fontes de enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres. Ter à mesa açafrão, azeite de oliva, frutas vermelhas, linhaça, peixes, pepino, sálvia e semente de abóbora é um modo eficaz de fazer da alimentação uma aliada no processo.

Quando é necessário usar suplemento?

Mas a correria do dia a dia pode fazer com que você não tenha uma alimentação variada e adequada, por conta disso, fazer uso de um suplemento vitamínico que ajuda a aumentar as enzimas que combatem os radicais livres é uma forma de autocuidado e consequentemente, saúde.

Forteviron WP LAB® e Nervocalm WP LAB®, o combo da saúde

Aliar o poderoso tratamento para a fraqueza física e mental, combatendo a diminuição do desejo sexual de FORTEVIRON WP LAB® com a ação imediata e efeito gradual de NERVOCALM WP LAB® para tratamento da ansiedade leve e insônia, é o combo da saúde perfeito.

Com dois comprimidos de FORTEVIRON WP LAB® pela manhã em jejum e dois antes de dormir, mais dois comprimidos de NERVOCALM WP LAB® à noite, com uma alimentação balanceada e atividade física, você melhora o condicionamento do seu organismo para a eliminação dos radicais livres. Saiba mais acessando a Clique Bem Estar e garanta já o seu.

TAGS

TPM Reduxina