Ter autocuidado é uma forma importante de chegar à terceira idade com saúde, bem-estar e beleza. Conhecer mais sobre envelhecimento precoce, como combatê-lo e seus sinais, é importante para mudar os hábitos e para no futuro, ter uma boa aparência e estar saudável.
O nosso corpo tem um procedimento natural de envelhecimento, mas existem um conjunto de hábitos que podem fomentar esse processo e deixar a sua saúde e aparência física com um aspecto prematuramente envelhecido. A estética evoluiu muito na atualidade e pode até garantir uma melhora da aparência, mas mesmo assim, isso não significa saúde.
Mas existem bons e velhos hábitos que podem ajudar você ao longo do tempo a envelhecer saudavelmente e conseguir ter uma pele incrível. Por isso, a Clique Bem Estar irá demonstrar os 8 sinais sobre o envelhecimento precoce e te dar dicas pra você chegar na “melhor idade” com saúde, bem-estar, ótima aparência e boa autoestima.
O que é o envelhecimento precoce?
O envelhecimento é ocasionado por conta de reações e lesões a agressores externos como a poluição do ar, exposição demasiada ao sol, má alimentação, tabagismo, abuso de álcool, e outros fatores que podem promover a oxidação das células. Promover esse tipo de dano às células da pele pode estimular a produção de melanina, aquelas “manchinhas”, e irregularidades como as rugas e linhas de expressão.
Existe outra questão, a genética do indivíduo, cada pessoa possui uma herança genética que pode ou não ocasionar o envelhecimento precoce. O geneticista Dr. Marcelo Sady explica que a capacidade de regeneração do tecido epitelial está diretamente ligada à genética que cada um possui.
Conjuntamente, não só da pele mas do organismo como um todo, péssimos hábitos como o sedentarismo, má alimentação, depressão, exposição por longos períodos ao sol, falta de sono, insônia, também podem acelerar o envelhecimento precoce.
8 sinais de envelhecimento precoce
Saber sobre envelhecimento precoce, como combater o envelhecimento precoce e sinais de envelhecimento precoce é extremamente importante para que você evite chegar a uma idade avançada com uma aparência desgastada. Se você perceber algum desses 8 sinais, comece a se preparar para cuidar melhor da sua saúde, e consequentemente, da sua aparência.
1. Pés de galinha
Os famosos pés de galinha, aquelas rugas de expressão na lateral dos olhos e entre as sobrancelhas, aparecem por conta da herança muscular, conforme há a contração intensa da região por parte dos músculos, os pés de galinha podem aparecer precocemente.
2. Manchas escuras
As manchas ocorrem por lesões na pele, é uma forma da mesma se regenerar. Poluição, queimaduras, cicatrizes, radiação, tabagismo e outros podem fazer com que a pele se regenere através dessas manchinhas. Quanto mais cedo elas aparecerem, há uma necessidade maior de cuidado com a saúde como o uso de protetor solar, e utilização de complexos vitamínicos.
3. Flacidez
Até os 30 anos a flacidez da pele é sutil e pode ser prevenida com tratamentos estéticos e cremes específicos, porém após dos 30 anos é comum que a flacidez da pele fique cada vez mais evidente.
4. Olheiras
As olheiras nada mais são que a melanina e os vasos localizados abaixo da área inferior dos olhos e que transparecem por meio da pele. As olheiras podem aparecer por falta de sono, exaustão ou estresse contínuo.
5. Ressecamento
O problema do ressecamento da pele está em baixa dos níveis de ácido hialurônico, o que faz com que a pele fique seca, partida e com baixa luminosidade.
6. Bigode chinês
O bigode chinês são as rugas ao redor dos lábios e que começam ao redor do nariz. Normalmente aparecem em torno dos 40 anos, segundo o Dr. Vinício Alba. Ter essas marcas de expressão facial antes dessa idade é sinal claro de envelhecimento precoce.
7. Perda de densidade
Mais comum em mulheres, a perda de densidade pode ser difícil de ser identificada. É quando a pele fica fina e fraca, como resultado as rugas são profundas e o brilho fica baixo.
8. Textura diferenciada
A cútis fica com sua capacidade de hidratação comprometida com o passar dos anos. Assim, à medida que isso ocorre, as peles oleosas ficam mais espessas e as mais claras ficam mais finas.
Dicas de como combater o envelhecimento precoce
Já identificou que está com algum destes sinais? Então você precisa combater o envelhecimento precoce e a Clique Bem Estar vai te ajudar com essas dicas valiosas e simples para você deixar sua pele e aparência saudável. Desde uma alimentação saudável até hábitos e uso de substâncias que podem deixar a pele com uma aparência incrível.
Consuma alimentos antioxidantes
Por mais difícil que seja às vezes comer corretamente, fazer um esforço e consumir alimentos antioxidantes é uma forma de cuidar da saúde e, consequentemente, da pele. Os nutrientes antioxidantes como vitaminas C e E, selênio, zinco, isoflavonas e resveratrol, são todos encontrados em legumes e frutas como por exemplo: cenoura, beterraba, uva, mamão, tomate, damasco, berinjela, azeite de oliva, aveia, chia e linhaça.
Tenha hábitos saudáveis
A prática de exercícios físicos ajuda a estimular os músculos do corpo como um todo e naturalmente a pele. Deixa o tônus da pele melhor por conta da produção de fibroblastos além da manutenção do colágeno.
Faça uma limpeza de pele
A limpeza adequada da pele com produtos específicos como sabonetes e loções ajuda a deixar a pele macia e revigorada. Contudo, é importante não usar o mesmo sabonete do banho na pele do rosto. Existem sabonetes faciais específicos que ajudam a pele a se hidratar e se manter firme.
Não fume
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cigarro é uma fonte de toxinas e outras substâncias que aumentam a produção de radicais livres, o que acelera drasticamente o envelhecimento da pele.
Faça tratamento de pele
Existem técnicas que podem ajudar você a tratar da sua pele, ir a um dermatologista de vez em quando ajuda no combate do envelhecimento da pele. Ele pode indicar produtos específicos para o seu tipo de pele de modo a realizar a manutenção de uma boa aparência da pele e aparência.
Protetor solar sempre
O sol é vida, mas ao mesmo tempo é um vilão já que causa danos por conta dos raios UV. Alterando a produção das proteínas e colágeno. Usar sempre um protetor solar no rosto é importante para manter a pele hidratada e protegida.
Forteviron Anti Age
Ficou por dentro do envelhecimento precoce, como combater o envelhecimento precoce, sinais envelhecimento precoce? Uma outra opção é contar com a ajudade de Forteviron Anti-Age®, um medicamento com ativos de origem natural que auxilia no tratamento de sintomas decorrentes do envelhecimento natural ou precoce como:
- perda de memória;
- esquecimento;
- vertigens;
- diminuição do tônus muscular;
- desmotivação;
- melancolia;
- desejo de solidão;
- insônia;
- emagrecimento.