8 principais sintomas de pedra no rim

COMPARTILHE

8 principais sintomas de pedra no rim

Os rins exercem papel fundamental no funcionamento do corpo humano. Seu objetivo, em linhas gerais, consiste em atuar como filtro do sangue na medida em que procuram manter o equilíbrio apropriado de água e minerais no organismo, bem como purificar e expulsar resíduos excedentes (resultados do processamento de alimentos, medicamentos e toxinas). Além disso, auxiliam na regulação da pressão arterial e na secreção de alguns dos hormônios produzidos. 

Quando há uma intensa presença destes elementos no organismo, gerando uma desarmonia na ação dos rins — especialmente durante um baixo consumo de água para dissolvê-las —, surgem pequenas pedras que podem variar de tamanho: as famosas pedras no rim.

Também chamada de cálculo renal, é uma condição médica caracterizada pelas formações endurecidas nos rins, resultado do acúmulo de cristais (pequenas pedras) existentes no trato urinário. Em geral sua presença passa despercebida e sem sintomas aparentes, contudo, pode ocasionar uma dor muito intensa, que inicia-se nas costas e chega até a região abdominal. Tal dor inicia-se na tentativa de o próprio organismo expelir as pedras.

Sua dor é manifestada por meio de cólicas — quando há um crescimento repentino de dor, sendo seguido por alívio — e, associadas a tais crises, podem acontecer náuseas e vômitos, sendo necessária, portanto, intervenção médica.

Separamos neste texto algumas informações interessantes que vão lhe ajudar a compreender mais sobre quais as principais causas desta condição, quais os sintomas de pedra no rim mais constantes, além de maneiras para prevenir e tratá-la. Confira!

Principais causas da pedra no rim

Mesmo algumas pessoas possuindo maiores probabilidades de ter pedra no rim — os homens, por exemplo, têm pedra nos rins com mais frequência do que as mulheres —, qualquer pessoa pode ser acometida por esta condição médica. 

Assim, entre as causas de cálculo renal, as principais são:

  • Não beber água suficientemente;
  • Ter excesso de peso;
  • Possuir elevados índices de cálcio, cistina, fosfatos ou a falta de citrato;
  • Já ter tido pedra nos rins (ou alguém da família) anteriormente;
  • Possuir doença renal cística ou policística;
  • Apresentar um baixo volume de urina ou, ainda, ter a urina caracterizada pela supersaturação de sais;
  • Alterações anatômicas;
  • Seguir uma dieta rica em proteínas, sódio ou açúcar;
  • Ter distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide; e
  • Obstrução das vias urinárias.

8 sintomas de pedra no rim

Como o cálculo renal pode passar despercebido, mas que, repentinamente, apresenta picos de intensa dor, atentar-se aos sintomas de pedra no rim é essencial. Os principais formas de manifestação desta condição médica são:

1. Dores nas costas, na região abdominal ou lateral do tronco

A dor provocada pela pedra no rim é um dos tipos de dor mais intensos — podendo ser comparada com dor de parte ou punhalada de uma faca. Geralmente, esta manifestação surge quando um cálculo entra no uréter na tentativa de ser expelido, causando um bloqueio e aumentando a pressão na região renal.

Como visto acima, trata-se de uma dor inesperada e irregular — dura uns minutos, desaparece e logo em seguida pode voltar a acontecer — que pode mudar de localização e intensidade conforme a pedra se move. O desconforto inicia-se ao longo da região das costas, abaixo das costelas, e irradia-se para a área abdominal e da virilha à medida que a pedra percorre o trato urinário.

Normalmente, as pedras maiores são mais dolorosas do que as pequenas. No entanto, até mesmo um pequeno cálculo provoca intensa dor ao se mover ou causar o bloqueio do canal.

2. Dor ou queimação ao urinar

Essa dor ou queimação durante o ato de urinar acontece devido à chegada do cálculo na região entre o uréter e a bexiga, sendo tal desconforto chamado disúria. Normalmente, se uma pessoa acredita que não está com pedra nos rins, esta situação pode ser confundida com uma infecção urinária — visto que, juntamente com a pedra, pode-se ter tal infecção.

3. Necessidade urgente de ir ao banheiro

A urgência ou constantes idas ao banheiro pode ser um dos sintomas de pedra no rim, sendo que, nesta situação, o cálculo já está se movendo em direção à parte inferior do trato urinário. Assim como a dor ou queimação, idas constantes ao banheiro também podem ser confundidas com uma infecção do sistema urinário.

8 principais sintomas de pedra no rim

4. Sangue na urina

Se sua urina estiver com sangue, seja ele vermelho, rosa ou até marrom, pode ser um sinal de que você esteja com cálculo renal.

É interessante destacar aqui que às vezes é difícil ver o sangue a olho nu, sendo necessária a utilização de um microscópio para a detecção do sintoma.

5. Urina turva ou com forte odor

Uma urina saudável é límpida e não apresenta forte odor. Contudo, em situações de urina turva ou com odor fétido, é possível que seja caso de pedra nos rins ou infecção urinária. A turvação da urina sugere a presença de pus na urina, que causam um aumento do número de bactérias que acometem o trato urinário. Além disso, o odor pode ser causado devido a uma urina mais concentrada do que a recorrente.

6. Interrupção do fluxo da urina

O cálculo renal também pode provocar bloqueios que diminuem o fluxo da urina devido ao tamanho das pedras que podem ficar presas no uréter. Aqui uma atenção é necessária em casos de bloqueio total do fluxo, tratando-se de uma emergência médica.

7. Náusea e vômito

Pedra no rim podem causar náuseas e vômitos nos pacientes. Tais sintomas acontecem devido às conexões nervosas que são compartilhadas entre os rins e o trato gastrointestinal. Além disso, a náusea e o vômito podem ser como o corpo humano responde à dor intensa.

8. Febre e calafrios

Quando ocorre febre (38º C) e calafrios em pessoas com pedra nos rins pode ser sinal de uma complicação séria para uma pedra nos rins. Contudo, tais sintomas acontecem em conjunto com outros sintomas, como a dor, por exemplo.

Febre e calafrios podem ser sinal de uma infecção, uma vez que o cálculo renal pode facilitar o aparecimento de bactérias, sendo imprescindível a ida ao médico.

Como prevenir o cálculo renal?

Existem algumas opções que você pode adotar em seu dia a dia para prevenir o cálculo renal. Destacamos aqui algumas:

  • Beber água regularmente: cerca de 2 a 3 livros por dia, sendo esta ação uma das mais importantes e efetivas para evitar pedra no rim;
  • Reduzir o consumo de sódio: aproximadamente 5g diários. O sal é um dos maiores vilões quando se trata de cálculo renal, visto que sua alta concentração no organismo contribui para o aumento de cálcio, fósforo, ácido úrico e oxalato, que ocasionam o surgimento de pedra no rim;
  • Realizar exames preventivos periodicamente;
  • Moderar o consumo de proteína animal: o excesso da ingestão destes alimentos, que são ricos em proteínas e cálcio, elevam a secreção do ácido úrico, que causam cálculos renais ou agravam casos já existentes; e
  • Investir na qualidade de vida: a prática de exercícios físicos, além de comer legumes, verduras e frutas, auxilia na prevenção da pedra no rim.

Tratando pedra no rim

Quando convivemos com os sintomas de pedra no rim, o ideal é tratá-los de modo a não sofrermos com esta condição médica.

É essencial realizar uma consulta com um profissional de saúde, pois é a partir de sua avaliação é que são encontradas alternativas de tratamento, como intervenção cirúrgica ou o uso de medicamentos.

Conheça os medicamentos de Prescrição Médica disponíveis no site Clique Bem Estar!

Fonte(s): MSD Manuals, Tua Saúde, Viva Bem, Hospital do Rim, Blog Dráuzio Varella, Abril, Healthline, American Kidney Fund e Bula do Kologlan.

TAGS

TPM Reduxina