A chamada “tosse seca” é uma das mais irritantes que podemos experimentar. Sem muco e sem expelir nenhuma substância, as consequências dela podem se tornar intensas e dolorosas com o passar do tempo.
Por ser incômoda, muitas pessoas tentam segurá-la, o que contribui para irritar ainda mais a garganta. Além disso, o excesso pode deixar o paciente com voz rouca.
A boa notícia é que, na maioria das vezes, esse sintoma não indica um problema grave. Geralmente, são as alergias que provocam esse tipo de reação. No entanto, é preciso ter em mente que esse não é um quadro normal e, caso persista, deve ser investigado por um profissional de saúde.
As principais causas da tosse seca
A tosse seca, também conhecida como tosse irritativa ou não produtiva, pode ser causada por várias condições e fatores. As causas mais comuns incluem desde elementos alérgenos até efeitos colaterais de medicamentos.
1 – Alergias respiratórias
A exposição a alérgenos como pólen, mofo, pelos de animais de estimação e ácaros pode desencadear uma resposta alérgica que resulta em tosse seca.
2 – Infecções respiratórias bacterianas
Além das infecções virais, as infecções bacterianas, como a bronquite bacteriana ou a pneumonia atípica, podem causar tosse seca, especialmente quando ocorre irritação das vias aéreas.
3 – Fibrose cística
Esta é uma doença genética que afeta o sistema respiratório, levando à produção de muco espesso nas vias aéreas e, por conseguinte, a tosse seca crônica.
4 – Infecções respiratórias virais
Vírus como o resfriado comum, a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR) podem irritar as vias aéreas superiores, causando tosse seca.
5 – Irritantes ambientais
A exposição a irritantes, como poluição do ar, fumaça de cigarro, poeira, produtos químicos ou alérgenos, pode desencadear uma tosse seca.
6 – Refluxo gastroesofágico
O refluxo de ácido gástrico do estômago para o esôfago pode levar à irritação da garganta e causar tosse seca, muitas vezes acompanhada de azia.
7 – Asma
A asma é uma doença pulmonar crônica que pode causar tosse seca, especialmente quando os brônquios ficam inflamados e contraídos.
8 – Efeitos colaterais de medicamentos
Alguns medicamentos, como inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECAs) e betabloqueadores, podem causar tosse seca como efeito colateral.
Lembrando que a tosse seca pode ser um sintoma de várias condições médicas. Por isso, é importante consultar um profissional de saúde se você tiver tosse persistente ou preocupante para determinar a causa e receber o tratamento apropriado.
Como prevenir a tosse seca?
Muitas das vezes, mesmo com todos os cuidados que tomamos, é praticamente impossível prevenir a tosse seca com 100% de eficácia. Entretanto, ficar atento a alguns fatores, especialmente em períodos de mudança climática, pode ajudar a reduzir as chances de que o problema se manifeste.
Reduza a exposição a irritantes ambientais, como fumaça de cigarro, poluição do ar, produtos químicos agressivos e alérgenos. Use purificadores de ar em ambientes fechados, se necessário.
Utilize um umidificador de ar em sua casa, especialmente durante os meses de inverno, para evitar o ressecamento das vias aéreas.
Se você é sensível a alérgenos, tome medidas para reduzir a exposição a eles. Isso pode incluir a limpeza regular da casa, a lavagem de roupas de cama e cortinas, e a manutenção de um ambiente livre de mofo.
Por fim, beba bastante água para manter as vias aéreas úmidas e facilitar a eliminação de muco. Isso é especialmente importante em climas secos.
Principais formas de tratamento
Como já mencionamos, a tosse seca pode ser um sintoma causado por diversos fatores. Por isso, sempre é recomendado recorrer a um profissional de saúde. Por meio de exames, ele pode identificar as causas e tratá-las diretamente.
Contudo, adotar alguns hábitos antes e durante o período no qual a tosse seca se manifesta pode ajudar a minimizar o impacto dos sintomas.
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia: estar bem hidratado é uma das melhores formas de se prevenir com relação à tosse seca. Além disso, beber mais água é uma decisão que traz muitos benefícios para a saúde.
- Evite comer e se deitar logo em seguida: quando a tosse seca é motivada pelo refluxo, o fato de se deitar logo após comer prejudica a digestão. Prefira alimentos mais leves e saudáveis no jantar e espere pelo menos uma hora antes de ir para a cama após comer.
- Fale com seu médico: medicamentos antitussígenos podem ajudar a aliviar os sintomas da tosse seca. Consulte um profissional de saúde e veja se é o caso de pedir uma indicação de medicamento que possa reduzir a irritação na garganta.
…..
Mesmo seguindo essas dicas, ainda assim pode ser que você precise de algum medicamento para se recuperar mais depressa.
O Novamidala é indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas de amigdalite, faringite, laringite, de deglutição difícil e dolorosa, da dor e irritação da garganta, da garganta seca, vermelha e dolorida, da rouquidão e da afonia (perda de voz).
Leia a bula e consulte seu médico sobre essa possibilidade de tratamento.