WP
53 0

Tutorial de Skincare com produtos naturais

Nunca ouvimos falar tanto sobre skincare como nos últimos anos. Com um maior conhecimento sobre os benefícios a longo prazo e o lançamento de diversas linhas de produtos voltados para a beleza e cuidados da pele, a adoção de uma rotina de autocuidado tornou-se cada vez mais popular, indo muito além do uso do protetor solar e hidratante.

Tanto as mulheres como os homens estão mais interessados em manter uma rotina de cuidados com a pele, entretanto, a preocupação com o consumo desenfreado de produtos, embalagens e, até mesmo, o alto custo de muitos produtos divulgados, aumentaram as buscas por alternativas naturais.

Abaixo, mostramos quais são os benefícios de escolher uma rotina de skincare com produtos com ativos de origem natural e como montar o passo a passo.

Benefícios de se manter uma rotina de skincare

O cuidado com a nossa pele do rosto e do corpo pode trazer benefícios instantâneos e a longo prazo. Por isso, quanto antes começamos a ter uma maior consciência da importância dessa rotina, maiores os benefícios.

O uso de produtos corretos para cada tipo de pele fornece um enorme benefício para a textura, hidratação, prevenção e tratamentos de condições como acne, olheiras, ressecamento e melasmas.

O protetor solar, por exemplo, produto de cuidado básico de skincare, previne o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas e, principalmente, o câncer de pele.

Skincare com produtos naturais: passo a passo

Manter uma rotina de skincare pode ser mais simples do que se imagina e o melhor: com um custo acessível e com produtos naturais que não agridam a sua pele e o meio ambiente. Confira!

Limpeza

A higiene é o primeiro passo de cuidado com a sua pele, para livrá-la de impurezas e resíduos provenientes da exposição à poluição, maquiagens e outros produtos. Para essa higiene, existem diversos tipos de sabonetes mais naturais, em barra, gel ou líquido.

Os sabonetes em barras, além do melhor rendimento, são mais sustentáveis por dispensarem embalagens de plástico.

Esfoliação

A esfoliação é uma etapa importante para potencializar a limpeza da pele, removendo as células mortas e ajudando na renovação das células para uma pele ainda mais saudável e bonita.

O ideal é que a esfoliação seja feita de 15 em 15 dias ou, no máximo, uma vez por semana, para não agredir a pele.

Após a esfoliação, deve-se aplicar um hidratante ou tônico, para acalmar a pele. O mel, o café e os óleos vegetais são ingredientes popularmente utilizados para a esfoliação do rosto e do corpo.

Para o corpo, uma boa mistura é utilizar o óleo de coco e um pouco de pó de café e, em movimentos circulares, realizar a esfoliação no banho.

Tonificação

Os tônicos faciais ajudam a equilibrar o pH da pele, devolvendo os nutrientes e removendo impurezas. Para trocar os tônicos industrializados por produtos mais naturais, uma dica caseira é utilizar as infusões em ervas, como os chás de camomila, alecrim, orégano, hibisco e calêndula.

A preparação é simples, como um chá mesmo, mas deve ser aplicado no rosto em temperatura ambiente ou gelado. Para aplicar, coloque o líquido em um borrifador e aplique no rosto já limpo.

Máscara

Para potencializar os cuidados com a pele, um cuidado extra na rotina de skincare é utilizar máscaras hidratantes com produtos naturais. Um dos principais ingredientes para as máscaras caseiras são as argilas. 

Em diferentes cores e objetivos, são opções naturais, baratas e com excelentes benefícios. Para usá-las, basta misturar uma quantidade de argila na água filtrada, aplicar no rosto limpo e retirar após 15 – 20 minutos.

Além da argila, o abacate, o mel e os óleos essenciais também são ingredientes naturais acessíveis que ajudam a nutrir e hidratar a pele, podendo ser adicionados ao seu creme hidratante diário ou em máscaras caseiras.

Essa etapa pode ser feita uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.

Hidratação

A hidratação é um passo de skincare, importante para devolver à pele a água e nutrientes essenciais que cada tipo de pele exige, seja oleosa, mista ou seca.

Se não for possível substituir o creme hidratante por produtos 100% naturais, prefira aqueles que possuem formulações simples, de marcas sustentáveis e com ingredientes naturais, como óleos vegetais e óleos essenciais.

Proteção solar

O uso do filtro solar é um dos passos mais importantes de skincare e deve ser aplicado logo após a etapa de hidratação da pele.

Nessa etapa, a substituição por produtos naturais não é possível por ser importante ter um produto com a garantia de proteção contra os raios solares com o fator de proteção adequado.

A aplicação deve ser feita logo pela manhã e reaplicada a cada duas horas, especialmente diante da exposição solar. Esse é um cuidado de dentro para fora, que protege a sua pele de manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.  

Um dos grandes mitos existentes em torno do processo de skincare é de que se trata de algo caro ou complicado, mas, como vimos, é possível optar por alternativas com produtos naturais, receitas caseiras baratas e sustentáveis. 

 Independentemente da quantidade de passos, é importante atentar-se à sua pele e conscientizar-se de que se trata de uma questão de saúde e não apenas estética. 


Fonte(s): Menos Um Lixo, Uma Vida Sem Lixo, Revista Marie Claire, M De Mulher, GShow, Cosmetologia do Bem e Blog Vinotage.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *