Durante o verão, estação marcada pelas altas temperaturas e pelos fortes raios solares, o cuidado com a pele é indispensável: rugas e manchas pelo corpo são alguns dos principais inimigos nesta altura do ano.
A boa notícia é que existem meios para evitar tais efeitos negativos, como é o caso da vitamina C (ou ácido ascórbico) que, assim como outras, possui alta relevância para o nosso organismo.
Afinal, devido ao seu alto potencial antioxidante, esta substância é capaz de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce, assim como outros danos provocados à pele por agentes externos.
Seus ativos, também, potencializam os efeitos do protetor solar, protegendo ainda mais a pele dos raios UVA e UVB. Como resultado, tem-se uma pele mais uniforme e livre das indesejadas linhas de expressão.
E é justamente este o tema deste artigo: o que é a vitamina C e quais os benefícios dela para o organismo, especialmente durante o verão. Acompanhe a leitura para saber mais!
O que é a vitamina C?
A vitamina C ou ácido ascórbico é um composto antioxidante que possui papel essencial no que toca ao fortalecimento do sistema imunológico e à saúde da pele. Sua ingestão é recomendada durante todo o ano, com atenção especial no verão.
Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel, isto é, que não é armazenada no organismo em grandes quantidades. Além disso, ela é sintetizada pela grande maioria das espécies — com exceção do homem, primatas, algumas espécies de peixe, morcegos, pássaros e porquinho-da-índia. Este grupo, em que todos os integrantes necessitam do ácido ascórbico para uma boa saúde, precisam obtê-lo por meio da alimentação.
Vitamina C para o verão: quais os benefícios desta substância?
Existem, basicamente, três vantagens significativas ao organismo no concerne ao consumo de vitamina C, que são: a melhora da imunidade, fortalece a saúde cardiovascular e efeito anti-envelhecimento.
1. Melhora da imunidade
Como já mencionado acima, a vitamina C é essencial para uma boa imunidade. Sua atuação, neste contexto, engloba três níveis:
- Estímulo à produção de linfócitos e fagócitos, células que auxiliam na luta contra infecções de agentes externos;
- Fortalecimento destas mesmas células, protegendo-as contra potenciais danos; e
- Tonificação do sistema de defesa da pele.
A presença de quantidades adequadas de ácido ascórbico no organismo podem fazer com que haja uma diminuição do desenvolvimento de condições médicas adversas à saúde do indivíduo.
Outro importante ponto a abordar é que a vitamina C auxilia na melhora dos processos de cicatrização devido ao estímulo que a mesma promove à produção do colágeno — proteína que atua na formação da cicatriz —, auxiliando, também, na cura de feridas.
2. Fortalecimento da saúde cardiovascular
Outro benefício — indireto — é a redução das chances de desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Tal fato acontece porque a vitamina C auxilia na diminuição do surgimento de condições médicas que podem levar a tais problemas cardiovasculares.
Devido ao seu caráter antioxidante, o ácido ascórbico manifesta sua efetividade na prevenção do chamado estresse oxidativo, caracterizado pela alta concentração de radicais livres no organismo, acontecimento que pode desencadear doenças crônicas e cardíacas.
3. Efeito anti-envelhecimento
Os efeitos anti-idade na pele podem ser vistos a partir do consumo da vitamina C por meio de sua ação antioxidante. Esta alta capacidade de proporcionar tal benefício diz respeito ao combate aos radicais livres — também responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento de rugas e linhas de expressão.
Como já mencionado acima, o ácido ascórbico auxilia na produção de colágeno, fato que fortalece e torna a pele mais resistente.
Onde encontrar a vitamina C?
O ácido ascórbico pode ser encontrado em quantidades consideráveis em frutas e vegetais, tais como:
- Laranja;
- Brócolis;
- Kiwi;
- Limão;
- Pimentão verde;
- Acerola;
- Caju;
- Mamão;
- Batata; e
- Morango.
São alimentos acessíveis, o que torna possível alcançar uma dieta rica em vitamina C. Entretanto, faz-se necessário manter um acompanhamento próximo com um profissional de saúde e/ou nutrição de modo que ele possa avaliar continuamente as possíveis deficiências nutricionais, verificando ou não a necessidade de suplementação da vitamina C.
A falta de vitamina C no organismo pode causar uma série de condições médicas, como a fadiga, mal-estar, dores nas articulações, inflamação nas gengivas, perda de peso, dificuldade de definição muscular e de cicatrização.
Suplementação de vitamina C
Às vezes é necessário recorrer à suplementação de vitamina C para que seja possível atender às demandas do organismo no que toca ao consumo desta substância. Contudo, para tal situação é necessário ter uma opinião médica ou de um profissional de nutrição, que avaliarão e indicarão a deficiência do nutriente.
Assim, caso após uma consulta você verifique que necessita de suplementação de vitamina C, alguns suplementos alimentares podem ser recomendados, como é o caso do NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C.
O NUTRIPHYSICAL® – VITAMINA C é uma fonte saudável de vitamina C, sendo indicado para:
- Fortalecer a imunidade;
- Agir como antioxidante; e
- Combater radicais livres.
Fonte(s): Laboratório Bioclínico, Revista L’Officiel Brasil e Blog Opte+.