Vitamina C cura gripes e resfriados?

Quando os primeiros sintomas de uma gripe ou de um resfriado surgem, as pessoas já começam a buscar por receitas caseiras para curar a condição. Consumir vitamina C é uma entre as dicas mais compartilhadas na internet, mas a verdade é que o consumo dessa vitamina não cura gripes e resfriados.

Mesmo sabendo disso, muitas pessoas procuram sempre o consumo da vitamina C nesses períodos. Nas farmácias, especialmente na época em que os surtos de gripes e resfriados aumentam, as prateleiras de suplementos de vitamina C ficam sempre mais evidentes e a procura pelos consumidores aumenta.

Abaixo, nós explicamos como essa suplementação pode ajudar e de que forma consumir mais vitamina C na dieta. Continue a leitura para saber mais!

Vitamina C ajuda na prevenção de gripes e resfriados?

Apesar de ser uma prática bastante comum, ainda não existe um consenso entre os estudos científicos que torne possível afirmar que a vitamina C ajuda na prevenção de gripes e resfriados.

Por outro lado, sabe-se que o consumo da vitamina C dentro de uma dieta rica em nutrientes essenciais pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas do organismo

Essa é uma das razões de se acreditar que o consumo da vitamina pode ajudar na prevenção ou até mesmo amenizar os sintomas de um quadro de resfriado ou gripe. 

Mesmo sabendo que a vitamina C não ajuda a curar gripes e resfriados, ingerir essa vitamina através de suplementos ou nos alimentos é essencial para manter uma boa saúde.

Como curar gripes e resfriados?

Não existe um remédio para curar milagrosamente um quadro de gripe ou resfriado, pois após a infecção se instalar em nosso organismo, existe um período natural de cura feito pelo nosso próprio sistema imunológico.

Obviamente, existem formas para amenizar os sintomas e assim conseguir ter uma recuperação mais acelerada. Afinal, sabemos como essas condições afetam muito nosso dia a dia. 

Dores no corpo, indisposição, febre, coriza e outros sintomas podem ser bastante desconfortáveis e atrapalhar nossos compromissos.

Por isso, algumas das formas mais indicadas para aliviar os sintomas da gripe ou resfriado incluem cuidados básicos no dia a dia, que incluem repouso, boa alimentação, hidratação e medicamentos.

Repouso

É comum vermos as pessoas ignorando os sintomas da gripe, por considerarem a doença pouco grave, e assim seguirem com as atividades do dia a dia normalmente, mas o ideal é se isolar e tomar todos os cuidados.

Afinal, não existe milagre. Se você está gripado ou resfriado, é necessário ficar de repouso e descansar. 

Além de ter uma recuperação maior, assim você não irá transmitir a doença para as outras pessoas. Por isso, faça uma pausa.

Hidratação e alimentação adequada

O consumo de água também é fundamental durante esse período de recuperação, pois o nosso organismo pode ficar desidratado por conta da febre e perda de líquidos causada pelos sintomas. Além da hidratação, o paciente deve consumir boas fontes de vitaminas, sejam elas dos alimentos ou de suplementos vitamínicos.

Medicamentos

Os medicamentos prescritos buscam amenizar os sintomas como febre, dor de cabeça, coriza, indisposição e dores musculares.

Entre os remédios, é comum a orientação do uso de antitérmicos, analgésicos e antigripais. Todos eles com o objetivo de aliviar os sintomas, como é o caso do Leparin, medicamento  que auxilia no alívio dos sintomas relacionados à gripe.

Leparin pode ser encontrado em comprimidos ou solução oral, deve ser usado de acordo com a bula e de acordo com a orientação médica.

Como consumir a vitamina C?

O consumo da vitamina C é essencial em nosso dia a dia, pois essa é uma vitamina que  ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combate a ação dos radicais livres, além de outros benefícios em nosso corpo.

Essa vitamina pode ser ingerida diariamente através de suplementos e alimentos. A quantidade diária necessária pode variar de acordo com a idade, peso, condições clínicas e estilo de vida. 

Por que consumir vitamina C e ferro juntos?

Quando consumimos a vitamina C ao lado de outros alimentos ricos em ferro conseguimos melhorar a absorção de ferro pelo organismo.

Assim como a vitamina C, o ferro é essencial para a saúde e a deficiência desse nutriente no organismo pode causar complicações como anemia. Por isso, para melhorar a absorção, muitos profissionais nutricionistas recomendam a ingestão de ferro ao lado da vitamina C.

Isso é bem simples, com escolhas de alimentos comuns em nosso dia a dia. Para o ferro, inclua em suas refeições alimentos de origem vegetal, como os vegetais verde-escuros e folhosos e feijões, por exemplo.

Para a vitamina C, o consumo pode ser de um suco de fruta natural ou um pedaço de fruta rica em vitamina C como sobremesa.

Fontes de vitamina C

Para fortalecer o sistema imunológico e conseguir se proteger de infecções, como a gripe e resfriado, é importante manter um estilo de vida saudável e equilibrado. 

Para consumir vitamina C no dia a dia, você pode incluir os alimentos ricos na vitamina e também os alimentos que ajudam na absorção. 

Alguns dos principais alimentos ricos em vitamina C incluem:

  • Frutas vermelhas;
  • Frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, acerola etc)
  • Tomate;
  • Pimentões;
  • Repolho;
  • Cranberry;
  • Couve de bruxelas;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Kiwi.

Uma outra alternativa para repor a vitamina C e outras vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo é através dos multivitamínicos, que devem ser ingeridos também junto a alimentação. 

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *