mulher feliz ao conseguir engravidar

COMPARTILHE

5 vitaminas para ajudar a engravidar

Mulheres que estão planejando engravidar precisam ficar atentas: a ausência ou a baixa quantidade de certos tipos de vitaminas pode ser um fator de complicação  na hora de  tentar engravidar. Por essa razão, é fundamental manter uma alimentação balanceada, com hábitos alimentares saudáveis, para garantir que a gestação ocorra sem maiores problemas.

As chamadas “vitaminas para engravidar” podem ser encontradas nos mais diversos tipos de alimentos e podem dar aquela força na realização do seu sonho. Elas são ótimos complementos a hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos.

Caso necessário, e sob orientação do seu médico, pode ser preciso suplementar alguns nutrientes que não estão sendo consumidos em quantidades ideais. Conheça agora algumas das vitaminas que são consideradas importantes para a fertilidade feminina.

ilustração do processo de engravidar

1. Vitamina B6

Considerada um regulador hormonal, a vitamina B6 ajuda a equilibrar os níveis de progesterona. Além de ser fundamental para a gravidez, ela reduz as chances de aborto espontâneo e auxilia no funcionamento correto do organismo.

Os principais alimentos que contêm vitamina B6 são o fígado, as carnes, os cereais, a soja e as castanhas. Também é possível encontrar a substância na farinha de mandioca, na melancia, no abacate, no espinafre, na cenoura, nas ameixas e na lentilha.

2. Vitamina B9

Mais conhecida do grande público, a vitamina B9 (ácido fólico) é popular tanto entre as mulheres em período fértil quanto entre as grávidas. Isso porque essa substância auxilia na formação do bebê, impedindo que ocorram malformações no sistema nervoso central. Não há comprovação definitiva, mas alguns estudos sugerem até mesmo uma relação entre a qualidade dos óvulos e os índices ideais de ácido fólico.

mulher grávida fazendo reposição de vitaminas

Os alimentos que são considerados mais ricos nessa substância são: espinafre, aspargos, couve, brócolis, salsinha, beterraba e couve de Bruxelas. Leguminosas como feijão branco, amendoim, lentilha, soja e derivados também entram nesta lista.

3. Vitamina B12

Outra das vitaminas do complexo B que é considerada fundamental para períodos de fertilidade e gestação é a vitamina B12. Ela é um nutriente essencial no combate à anemia e auxilia na manutenção da saúde das células sanguíneas. Mulheres que não ovulam regularmente ou têm dificuldade de identificar o período fértil podem se beneficiar bastante dessa substância.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2017 e 2018, estima-se que 17,1% das mulheres adultas tenham problemas relacionados à deficiência de vitamina B12. Os alimentos recomendados para esse nutriente são fígado de boi ou frango, mariscos, atum, coração de frango, sardinha, ostras, salmão e ovo cozido.

4. Vitamina C

A vitamina C é indicada para o fortalecimento do sistema imunológico, permitindo que o organismo absorva ferro em maiores quantidades. Além disso, ela auxilia na manutenção dos níveis de progesterona e favorece a produção de colágeno, importante na cicatrização. Por fim, combate os radicais livres que contribuem para o envelhecimento.

Encontrar vitamina C nos alimentos é relativamente simples. Laranja, limão, caju, goiaba, acerola, pimentão, couve e brócolis estão entre os alimentos que devem ser consumidos. A suplementação com vitamina C também é bastante acessível e comum nas farmácias, como é o caso do NutriPhysical.

mulher grávida comendo alimentos que contém vitamina C

5. Zinco

Presente em alimentos como frutos do mar, feijão, grão de bico, soja, carne vermelha e laticínios, o zinco auxilia o organismo feminino na utilização do estrogênio, substância essencial no desenvolvimento do óvulo. É comprovado que a ausência desse mineral reduz a capacidade do óvulo de fazer a divisão celular, dificultando a fertilização.

O zinco ainda é benéfico na prática esportiva. Exercícios intensos provocam estresse oxidativo e o zinco é um micronutriente com papel importante na criação de mecanismos de defesa. Se a ingestão diária via alimentação não for a suficiente, recorra à suplementação.

…..

Ainda que seja possível obter todos esses nutrientes pela alimentação, sabemos que nem sempre nossa dieta é equilibrada, o que faz com que o consumo de vitaminas possa não atingir as quantidades mínimas recomendadas. Nesses casos, a suplementação é o melhor caminho, sempre sob orientação médica, é claro.

Duas boas opções que contemplam esses nutrientes são o Poliviron A-Z e o NutriPhysicial Vitamina C. O Poliviron A-Z é um suplemento completo de A a Z, com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Enquanto o NutriPhysical é uma fonte saudável de vitamina C em comprimidos.

TAGS

TPM Reduxina