Vitaminas para o homem
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Você sabe quais são as vitaminas necessárias para o organismo do homem?

O corpo humano dos homens e das mulheres não possuem grandes diferenças anatômicas. A maior diferença está nos órgãos sexuais. 

Essas diferenças representam um grande impacto ao organismo, especialmente no que diz respeito à produção de hormônios. Homens produzem mais testosterona, por exemplo, o que resulta em outras alterações fisiológicas, como surgimento de barba. 

Confira no texto a seguir quais as principais vitaminas necessárias para o organismo do homem!

Quais são as vitaminas mais importantes para o organismo do homem?

Não é possível generalizar quais vitaminas são necessárias em maiores concentrações dependendo do sexo. Entretanto, algumas condições de saúde, como problemas cardiovasculares, que são mais comuns em homens, tornam necessária uma ingestão adequada de vitaminas que auxiliam a combater esse problema. Entenda mais sobre as principais vitaminas a seguir:

Vitamina C (Ácido Ascórbico)

Também conhecida como Ácido Ascórbico, a vitamina C desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico de homens e mulheres. Ainda, possui função cicatrizante e atua na prevenção de problemas cardíacos.

A deficiência em ácido ascórbico pode causar sangramentos gengivais de cicatrização lenta, ocorrendo formação de ferida, dores de cabeça e fadiga. Essa condição era muito comum durante a época das navegações (séc. XVI) e recebia o nome de escorbuto.

Essa vitamina pode ser encontrada principalmente em frutas ácidas, como o tomate, a laranja, o limão e a acerola.

Vitamina A (retinol)

A vitamina A é muito conhecida por seu papel reparador dos olhos, sendo também chamada de “vitamina da visão” e de “retinol”, justamente por atuar nas retinas. Além disso, também ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento, pois age como um protetor solar natural devido às suas propriedades antioxidantes.

Pessoas com deficiência de vitamina A podem apresentar sinais como cegueira noturna, alterações na pele e ressecamento ocular. Dentre os alimentos conhecidamente ricos em vitamina A, podemos destacar cenoura, manga, fígado, espinafre e leite.

Vitaminas do Complexo B

Dá-se o nome de Complexo B a um conjunto de vitaminas que possui diferentes funções, desde a formação do sistema nervoso dos fetos até a manutenção da produção de células sanguíneas.

Compreendem as vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 (ácido fólico) e B12. A deficiência dessas substâncias pode causar malformação fetal, anemia megaloblástica, convulsões, amenorreia e problemas na pele.

Essas vitaminas podem ser encontradas principalmente em carnes (como o fígado), ovos, leite e vegetais de coloração verde-escuro, como a couve e o espinafre.

Vitamina E

A vitamina E, por sua vez, é uma grande aliada na luta contra doenças cardiovasculares, pois ajuda a combater os radicais livres, moléculas instáveis e imprevisíveis que circulam no organismo, podendo trazer alterações ao ritmo cardíaco, além de agredir a pele e demais órgãos e acelerar o processo de envelhecimento. 

A deficiência dessa vitamina pode ocasionar diversos problemas, como esterilidade, envelhecimento precoce e fadiga. Pode ser encontrada em oleaginosas ou em vegetais folhosos de coloração verde-escura.

Vitamina K

A vitamina K desempenha uma função essencial para a manutenção da saúde musculoesquelética, sendo responsável também pelo controle da coagulação sanguínea, ajudando a prevenir sangramentos e hemorragias.

O seu grande diferencial é atuar como um fixador de cálcio nos ossos, o que ajuda a fortalecer toda a estrutura óssea.

Por essa razão, a deficiência de vitamina K pode levar a sangramentos que não estancam e ao enfraquecimento dos ossos.

Essa vitamina está presente em verduras, em especial folhas verde-escuras.

Vitamina D

A vitamina D é responsável pelo controle de diversos genes e pelo auxílio do depósito de minerais como o cálcio nos tecidos. A deficiência desse tipo de vitamina pode levar a problemas como o raquitismo, problemas ósseos e a um tipo de depressão sazonal.

A depressão por deficiência de vitamina D costuma ocorrer durante o inverno, quando o sol aparece pouco e é comum cobrir o corpo com mais vestimentas, deixando-o menos exposto ao sol. O organismo só sintetiza vitamina D quando exposto ao sol, especialmente nos horários entre às 7h e 10h da manhã ou ao final do dia, após as 16h.

Entretanto, essa vitamina pode ser ingerida através de peixes, como sardinha, atum e salmão, cogumelos, ovo e fígado bovino. 

Como conseguir mais vitaminas

A maioria das vitaminas não são produzidas naturalmente no nosso organismo e precisamos consumi-las através da alimentação para poder aproveitar todos os benefícios dessas substâncias para a saúde.

Portanto, a melhor maneira de ingerir boas quantidades de vitaminas é a partir de dietas específicas ou através da suplementação. Entenda:

Dietas

Uma das formas mais efetivas e saudáveis de aumentar os níveis de vitaminas de forma natural é através de dietas especificamente voltadas para isso. Recomenda-se, nesses casos, procurar um nutricionista e realizar exames antes de iniciar uma mudança alimentar.

O nutricionista, através dos exames, irá avaliar quais vitaminas, minerais e outras substâncias você deveria ingerir e programar uma dieta que se adeque às suas necessidades. Dependendo do caso, poderá recomendar a suplementação.

Suplementação

Existem diversos suplementos vitamínicos disponíveis no mercado. O ideal, antes de consumi-los, é conversar com um médico ou nutricionista para avaliar se há ou não a necessidade de utilizar esses produtos.

Um dos suplementos que você pode tomar é o Forteviron® Vitamin A-Z Men 50+, o qual possui diversas vitaminas e minerais para auxiliar a aumentar a imunidade, estimular o metabolismo de proteínas, retardar o envelhecimento e combater radicais livres.

Fonte(s)Blog Dr. Consulta,  GQ, Blog G Suplementos, Veja, Celeiro e Forteviron Vitamin 50+

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