WP
66 0

7 sucos para gripe

Aprenda a fazer receitas caseiras de suco para gripe que ajudam a aliviar os sintomas.

Independentemente da época do ano, estamos sujeitos a ficarmos gripados. Uma vez que entramos em contato com o vírus da gripe, dependendo do estado do nosso sistema imunológico, podemos ficar mais fragilizados e suscetíveis a desenvolver alguns sintomas como tosse, dor de garganta, fraqueza, acúmulo de secreção entre outros.

E você sabia que a melhor forma de tratar a gripe é fortalecendo sua imunidade? Uma das maneiras mais eficazes de alcançar bons resultados é, além de uma alimentação saudável, o consumo de sucos naturais ricos em vitaminas e outras substâncias que reforçam nosso sistema imune.

É por isso que, neste texto, você encontra 7 receitas de sucos que auxiliam no alívio dos sintomas de gripe, conhecendo como os ingredientes e suas propriedades agem no combate à doença e revigoram o seu organismo. Confira:

Tudo natural: 7 receitas de suco para gripe

1. Suco de limão com agrião e mel

Rico em vitamina C, o limão é uma fruta com propriedades antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres em excesso no organismo e fortalecem o sistema imunológico a partir do estímulo à criação de células de defesa. Por isso, o limão é um dos alimentos mais indicados para aliviar os sintomas de gripe, como a tosse.

Além disso, o suco também leva agrião, um vegetal que possui efeito expectorante. É capaz de fluidificar as secreções das vias respiratórias e auxiliar no combate às bactérias que se apossam do corpo humano.

Já o mel, que vai muito além de um simples adoçante nesta receita, apresenta atributos anti-inflamatórios e antissépticos, além de ajudar na fluidificação das secreções.

Atenção: A vitamina C se degrada facilmente em contato com o ar, portanto, é necessário que o limão seja espremido na hora.

Ingredientes:

1 copo de suco de limão espremido na hora

2 ramos de agrião

1 colher de sopa de mel orgânico

½ copo de água mineral ou filtrada

Modo de preparo e consumo:

Após lavar o agrião, pique seus ramos. Bata todos os ingredientes no liquidificador, bebendo-os em seguida. É recomendado consumir o suco, pelo menos, três vezes ao dia.

2. Suco de abacaxi com própolis

Assim como o limão, o abacaxi possui uma grande quantidade de vitamina C e, como o mel, o própolis possui efeito antisséptico e anti-inflamatório com ainda mais concentração, uma vez que o suco leva o própolis de modo natural.

Ingredientes:

1 fatia de abacaxi média

200 mL de água mineral ou filtrada

5 gotas de própolis sem álcool

1 colher de sopa de mel orgânico

Modo de preparo e consumo:

Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador, bebendo o suco em seguida. Também é recomendado consumir o suco de abacaxi com própolis ao menos duas vezes ao dia.

3. Suco de morango e limão

Nesta receita o morango, além de aumentar a concentração de vitamina C no suco, que contribui para o alívio dos sintomas de gripe, possui pigmentos chamados antocianinas, que proporcionam uma cor vermelha. Estes pigmentos são substâncias com um alto aspecto antioxidante e anti-inflamatório.

Assim como nas receitas acima, o limão possui propriedades antioxidantes e altos índices de vitamina C em sua composição.

Ingredientes:

10 morangos

1 limão espremido na hora

200 ml de água mineral ou filtrada

1 colher de sopa de mel

2 gotas de extrato de própolis sem álcool

Modo de preparo e consumo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, bebendo-os logo em seguida. Consuma este suco três vezes por dia até a tosse diminuir.

4. Suco de limão com alho e gengibre

O alho é um alimento essencial ao nosso organismo, visto que contém zinco e selênio, dois minerais que fortalecem o sistema imunológico. Além disso, contém vitaminas A, C e E e, juntamente a estes componentes, o alho também possui alicina e ajueno, substâncias atuantes como bactericidas.

Para aliviar o sabor deixado pelo alho neste suco, esta receita leva mel e gengibre. Contudo, além de atenuar o gosto do alho, esses ingredientes atuam diretamente nos sintomas de gripe. O mel possui efeito expectorante, anti-inflamatório e antisséptico, e o gengibre apresenta alta concentração de vitaminas C e B6, que estimulam a formação de células de defesa. 

Ingredientes:

3 limões

1 dente de alho

1 pedaço de 2 cm de gengibre fresco

Mel a gosto

Modo de preparo e consumo:

Após espremer o suco dos limões, amasse o alho e corte o gengibre em rodelas. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando mel a gosto. Beba o suco logo após seu preparo.

5. Suco de maçã e mel

Aqui a maçã atua como um ótimo aliado na eliminação dos sintomas da gripe. Por possuir grande quantidade de vitamina C e dispor de flavonóides e polifenóis, a maçã é capaz de atenuar a presença de radicais livres e reduzir a carga viral da doença.

O mel possui efeito expectorante, anti-inflamatório e antisséptico.

Ingredientes:

2 maçãs

1 copo de água filtrada

½ limão espremido

Mel a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata-os em seguida. Logo após, coe e acrescente mel e beba o suco.

6. Suco de brócolis e alcachofra

Contendo alta concentração de vitamina A e C, assim como o antioxidante glutationa, o brócolis é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. Junto a ele, a alcachofra atua na prevenção de doenças como a gripe, bem como no alívio de seus sintomas por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ingredientes:

1 ramo de brócolis

2 raízes de alcachofra

3 ramos de salsinha fresca

¼ bulbo de erva-doce fresca

Modo de preparo:

Processe o brócolis com a alcachofra, a salsinha e a erva-doce. Após, misture os ingredientes, despeje-os em um copo e beba.

7. Suco de cenoura, limão e mel

A cenoura é uma ótima alternativa no combate à gripe. Rico em vitamina A, também é fonte das vitaminas C e B, assim como cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo. Estes minerais aliviam os sintomas da gripe, como tosse, pulmões congestionados e desconforto na garganta.

Como dito anteriormente, o limão possui altas concentrações de vitaminas C e o mel apresenta efeito expectorante, anti-inflamatório e antisséptico.

Ingredientes:

5 ou 6 cenouras grandes

1 limão

4 ou 5 colheres sopa de mel

Modo de preparo e consumo:

Descasque as cenouras e corte-as em vários pedaços fervendo-as com pouca água, por alguns minutos até ficarem macias. Após, deixe-as esfriando e, em seguida, esmague-as com um garfo, adicionando o suco de limão com as colheres de mel. Misture todos os ingredientes até que estejam homogêneos.

Na hora em que for beber, acrescente quatro colheres de sopa em um copo com água, consumindo-os diariamente até que os sintomas sejam amenizados.

Outras formas de aliviar os sintomas da gripe

Estas são receitas de sucos naturais válidas para aliviar os sintomas de gripe. No entanto, caso essas alternativas não sejam eficazes para o tratamento, é ideal parar para refletir sobre seu estado de saúde e, se necessário, procurar ajuda médica, ainda mais se os sintomas se agravarem e forem acompanhados por sintomas mais sérios.

É importante destacar que as receitas de suco para a gripe, assim como outros remédios caseiros, não devem substituir o tratamento indicado por um(a) médico(a). Somente o profissional de saúde será capaz de avaliar o seu diagnóstico, realizar exames e recomendar medicamentos, como o Hidracal® e o Leparin®.

O Leparin® é recomendado para auxiliar no alívio dos sintomas da gripe devido ao seu potencial de ação imediata e efeito gradual.

O Hidracal® é indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas de faringite, rinite, sinusite, coriza, secreção nasal, espirros, obstrução nasal e cefaleia frontal.

Atenção: é extremamente importante consultar seu médico(a) para a realização de exames prévios, bem como buscar informações sobre a dosagem correta do medicamento, duração do tratamento e outras orientações de uso.

Fonte(s): Tua Saúde, Abril, Mundo Boa Forma; O Imparcial; Tudo Gostoso, Minha Vida, Medprev, Beto Ribeiro, Bula do Leparin, Bula do Hidracal.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *