5 Vitaminas que fazem bem para o cabelo

Cuidar dos cabelos não é tarefa fácil. Antes de escolher qualquer produto, é preciso conhecer o próprio cabelo e quais as necessidades de cada tipo de fio.

Entretanto, há algo que é verdade para todos os tipos de cabelo: para que eles cresçam saudáveis e fortes, o uso de vitaminas essenciais é fundamental.

Pensando nisso, criamos uma lista com as principais vitaminas que fazem bem para o cabelo. Confira!

O que são vitaminas?

Vitaminas são compostos orgânicos que não podem ser sintetizados pelo organismo. Por essa razão, só podem ser adquiridas através da alimentação ou por fórmulas farmacêuticas.

Essas substâncias são fundamentais para o bom funcionamento do organismo como um todo, auxiliando tanto no crescimento, como no sistema imunológico, no funcionamento do metabolismo e na saúde dos cabelos.

Tanto a falta de vitaminas quanto o excesso delas podem ser prejudiciais, causando doenças como a hipovitaminose (quando os níveis são baixos) e hipervitaminose (quando os níveis são excessivos). 

A importância das vitaminas para os cabelos

As vitaminas desempenham um papel importante para o crescimento, fortalecimento e nutrição dos fios. Além disso, previnem a calvície e outros problemas pontuais, como quedas repentinas e fios quebradiços.

Existem duas formas principais de adquirir essas vitaminas, sendo a principal delas através de uma alimentação saudável.

Além dos benefícios aos fios mais sedosos, fortes e brilhantes, outros efeitos estéticos são percebidos, como melhora da aparência da pele e fortalecimento das unhas.

Ainda, é possível encontrar vitaminas para os cabelos para uso tópico em cremes hidratantes, shampoos, máscaras de tratamento e ampolas.

Essas formas de produtos com vitaminas são de uso complementar para tornar os cabelos mais saudáveis, mas não substituem a ingestão de vitaminas na dieta. Afinal, os benefícios de uma alimentação saudável implicam na saúde do organismo como um todo.

5 vitaminas que fazem bem para o cabelo

Agora que você entendeu a importância das vitaminas para um cabelo bonito e saudável, está na hora de olhar mais de perto as vitaminas que mais fazem bem para o cabelo. Confira:

1. Vitamina D

A Vitamina D (calciferol) é mais conhecida devido a sua importância na fixação de cálcio nos ossos e por ser somente sintetizada na pele quando em contato com o sol.

Nos cabelos, a Vitamina D ajuda no crescimento dos queratinócitos do folículo piloso, ou seja, a parte da derme em que o cabelo se desenvolve. Isso é muito importante para evitar problemas como quedas capilares.

Quando nosso corpo não recebe quantidades suficientes de vitamina D, pode levar a um aumento na queda de cabelos e, em casos sérios, necessita-se do auxílio de profissionais de saúde para reverter o problema.

2. Vitamina A

A vitamina A pertence a um grupo de vitaminas denominadas lipossolúveis, ou seja, que são dissolvidas em gorduras, sendo encontrada tanto em alimentos de origem animal, quanto de origem vegetal.

Essa vitamina desempenha um papel importante na integridade das células, impedindo a degeneração celular, auxiliando na sua multiplicação e na produção de sebo, o que garante maior elasticidade para o cabelo além de regular sua oleosidade.

Por essa razão, quando utilizada na forma de alimentos, a vitamina A serve para fazer o cabelo crescer mais rápido. Uma boa forma de aproveitar esses benefícios é consumir, diariamente, suco de laranja com cenoura. 

3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são benéficas ao cabelo. Um exemplo é a vitamina B3, que colabora para um aumento da circulação do couro cabeludo, o que ajuda a manter a saúde e a força dos fios.

Outro exemplo é a vitamina B5, que desempenha um papel importante na prevenção da queda capilar. Já a vitamina B12, por outro lado, traz diversos benefícios tanto para os cabelos quanto para a pele e as unhas.

4. Vitamina C

A vitamina C, além de possuir diversas propriedades antioxidantes, trabalha na produção de colágeno, substância importantíssima para os cabelos.

Além disso, essa vitamina protege os fios dos danos causados por radicais livres. Ela pode ser encontrada em frutas e vegetais, como o kiwi, couve e acerola, por exemplo.

5. Vitamina E

Por ser uma vitamina antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce do organismo e as ações dos radicais livres. 

Para os fios, os principais benefícios são a prevenção do aparecimento dos cabelos brancos e o estímulo da circulação sanguínea no couro cabeludo, que ajuda a evitar quedas de cabelo e fios quebradiços.

Alimentos que contêm vitaminas benéficas para o cabelo

Os alimentos benéficos ao cabelo são ricos em vitaminas essenciais. Todos os alimentos saudáveis possuem boas quantidades de vitaminas, como frutas, verduras, legumes, carnes, sementes e grãos em geral.

Assim, mantendo uma alimentação balanceada, é fácil atingir as doses ideais para uma boa saúde. Listamos abaixo os principais alimentos ricos em vitaminas benéficas à saúde dos fios.

  • Laranja;
  • Cenoura;
  • Espinafre;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Manga;
  • Tomate;
  • Pimentão;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Semente de girassol;
  • Salmão e outros tipos de peixes;
  • Carnes;
  • Ovos e laticínios.

Outras fontes de vitaminas boas para o cabelo

Além da alimentação rica em vitaminas essenciais, pode-se complementar a nutrição dos fios através de produtos de tratamento capilar com reforço de vitaminas. 

Para isso, basta observar no rótulo dos produtos como cremes, shampoos e condicionadores quais são os que possuem vitaminas na composição, como a vitamina A.

Também vale a pena apostar em produtos que são feitos a base de frutas, fonte de vitaminas que proporcionam benefícios aos fios e melhoram a saúde do couro cabeludo.

Além dos produtos de cuidados com os cabelos e uma dieta balanceada, outra alternativa é a suplementação de vitaminas, a qual é interessante para quem não consegue adquirir uma boa absorção de nutrientes através da alimentação, com benefícios para a saúde geral.Uma alternativa é o Forteviron Vitamin A-Z Men 50 +, um suplemento vitamínico rico em vitaminas essenciais para a nossa saúde e bem-estar, além de minerais e carotenóides.

Fonte: Salon On Line

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *