5 dicas para manter a saúde e o bem-estar durante a quarentena

Certamente, passar tanto tempo assim em casa não estava nos seus planos para 2020. A quarentena imposta pela pandemia de coronavírus obrigou cidades e estados a decretarem estado de emergência, impondo medidas de distanciamento social e isolamento.

Em meio a um cenário tão adverso, é natural que a ansiedade apareça. Queremos que tudo se resolva o mais breve possível, mas infelizmente nem todas as situações estão sob o nosso controle. 

Porém, cuidar da própria saúde e adotar uma rotina capaz de proporcionar bem-estar e melhor qualidade de vida é perfeitamente possível. Neste artigo, trazemos cinco dicas que podem auxiliá-lo a enfrentar esse período de forma mais tranquila, sem deixar os cuidados com o corpo e a mente de lado.

1. Estabeleça uma rotina

Por mais monótono que isso possa parecer, estabelecer uma rotina é fundamental para manter o equilíbrio em qualquer circunstância. É importante ter horários adequados para alimentação, para o sono, para o trabalho e para o lazer. Equilíbrio é a palavra-chave para que o nosso organismo se adapte da melhor maneira possível a essa nova realidade.

Mesmo sem sair de casa, mantenha o hábito de acordar cedo, tomar café e trocar de roupa para trabalhar. Se você estuda, tente manter o mesmo horário para assistir às aulas. Conclua suas obrigações, dedicando a elas a mesma carga horária de sempre. Não aumente seu volume de trabalho, dedique algumas horas para o descanso e o lazer.

2. Tenha boas noites de sono

O sono é um elemento restaurador das energias, além de auxiliar na consolidação da memória e na regulação da temperatura corporal. Todos nós precisamos dormir em média 8 horas por noite para que possamos estar renovados no dia seguinte. Trocar os dias pelas noites para trabalhar pode parecer produtivo, mas não é benéfico para a saúde.

Independentemente do horário que você se deita, durma em um ambiente sem luzes artificiais, arejado e confortável. Evite pegar o celular ou ligar a TV quando já estiver na cama. Por mais que pareça tentador, não troque as suas noites de sono por maratonas de séries ou qualquer outra diversão. Noites bem dormidas são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

3. Mantenha contato online com amigos e familiares

A sociabilidade é uma das características do ser humano e para muitos tem sido difícil ficar longe dos amigos e dos familiares por tanto tempo. Se por um lado a proximidade não está permitida, por outro não há motivos para perder o contato com quem quer que seja nesse período. As ferramentas online estão aí justamente para isso.

Serviços como o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Google Meet permitem a realização de videoconferências online de forma simples e gratuita. Se o contato por vídeo não for possível, um simples telefonema já é uma maneira de dialogar e mostrar que você se importa com aqueles que estão à sua volta.

4. Aprenda algo novo

Se por um lado estabelecer uma rotina é positivo para manter o equilíbrio, por outro também é preciso criar elementos que o permitam fugir dela de vez em quando. Aprender algo novo, por exemplo, é uma ótima maneira de estimular o cérebro a se desenvolver. O ideal é ter um hobby que não tenha relação direta com as suas atividades de rotina.

Por exemplo, você pode aproveitar esse período para ler mais sobre um assunto de que você goste, aprender um novo idioma ou praticar jardinagem. Aqui, não importa se você tem alguma experiência no assunto ou não. O mais importante é que você se sinta bem e que a atividade o deixe motivado a descobrir coisas novas.

5. Mantenha uma alimentação saudável

Por último, mas não menos importante, mantenha uma alimentação saudável. Estar em casa é um convite para que possamos “beliscar” comidas pouco saudáveis ao longo do dia, como salgadinhos e doces. Porém, resista à tentação. As três refeições principais do dia – café da manhã, almoço e jantar – não devem ser puladas.

No intervalo entre elas, opte por lanches mais saudáveis, como cereais, sucos naturais e frutas. Se a ingestão de alimentos não for o suficiente, suplementos vitamínicos são uma opção para garantir as quantidades mínimas de minerais e vitaminas necessários ao organismo. 

O Forteviron Vitamin é uma alternativa que você pode considerar. Livre de açúcar, ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no metabolismo de proteínas e no combate aos radicais livres. 

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Manter o organismo saudável e com um bom índice de imunidade, em médio e longo prazo, reduz o número de infecções e doenças, proporcionando melhor qualidade de vida. Cultive bons hábitos de vida e recorra à suplementação sempre que necessário para fortalecer o seu corpo. Siga essas dicas para se manter saudável durante a quarentena.

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