Vamos ser sinceros: acordar cedo, em um dia frio, e ir para a academia treinar ou mesmo fazer uma caminhada no parque, certamente não estão entre as suas atividades preferidas. Porém, independente disso, sabemos que é extremamente benéfico para a saúde se exercitar com regularidade.
Se alguns cumprem a obrigação e acabam encontrando prazer nas atividades físicas, outros sofrem para sair da cama ou mesmo colocar uma simples caminhada na rotina. A falta de motivação pode ocorrer pelos mais diversos fatores, que vão desde a preguiça, passando pela falta de dinheiro ou resultados ruins no passado.
É possível recuperar a motivação e voltar à rotina de atividades físicas? Sim, não é só essa a boa notícia. Mesmo que você já esteja parado há um bom tempo, seu corpo entenderá rapidamente seu esforço para voltar a ficar em forma e dará uma resposta rápida, entendendo a sua nova rotina.
1. Encontre parceiros para a atividade física
Se caminhar sozinho ou frequentar a academia sem ter algum conhecido por perto é um problema para você, encontre um parceiro para a atividade física. Quando fazemos atividades acompanhados, tendemos a nos sentir mais motivados, e um pode ajudar o outro naqueles dias em que as coisas não vão bem.
Além disso, quando assumimos um compromisso, temos tendência a nos sentir mais “culpados” por eventuais “falhas”, o que significa que o número de faltas provavelmente será menor. Mesmo que você esteja fazendo exercícios em casa, com acompanhamento online, compartilhe a atividade com outra pessoa.
2. Dê prioridade ao seu treino
Antes de tudo, é importante ressaltar que não importa o horário da sua atividade física: o importante é que ela seja feita. Dito isso, se você for escolher um período, prefira o da manhã. Ao começar o dia com exercícios, nos sentimos mais motivados nas horas seguintes.
Além disso, eventuais imprevistos que apareçam não vão impedir você de treinar. No fim do dia, depois de muitas horas de trabalho, a tendência é que já estejamos mais cansados. É comum que nesse momento surjam “desculpas” para deixar tudo para o dia seguinte.
3. Defina metas e minimetas
Ao começar a praticar atividades físicas, defina uma meta para si, seja ela qual for. Ganhar massa muscular, perder peso, conseguir percorrer uma determinada distância ou atingir uma velocidade média específica. Não importa sua motivação, tenha um norte para guiá-lo nessa jornada.
Atribua também minimetas. São aquelas metas intermediárias, passíveis de serem conseguidas em menos tempo. Por exemplo, antes de pensar em perder 10 quilos, pense em perder 1 – e atribua um prazo para isso. Ficamos mais motivados quando celebramos essas pequenas conquistas.
4. Faça uma atividade que seja prazerosa para você
A maioria das pessoas que entram em uma academia e desistem muitas vezes descobrem que erguer pesos não é nada prazeroso. Elas associam essa atividade à prática de exercícios e, a partir daí, desistem de fazer qualquer outra coisa. A academia está longe de ser a única opção.
Você pode praticar esportes como caminhada, corrida, ciclismo, natação, futebol, vôlei, basquete… Todos eles têm as suas exigências físicas e são válidos para manter a saúde e, de alguma forma, podem ser mais prazerosos do que simplesmente ir à academia ou caminhar na esteira. Escolha o que lhe parecer mais prazeroso.
5. Vista-se para praticar exercícios
Essa dica pode parecer estranha, mas funciona. Quando nos preparamos para fazer alguma coisa, costumamos fazer isso com mais motivação. Assim, antes de sair para se exercitar, escolha uma roupa adequada e que faça você se sentir bem.
Se precisar de roupas novas, compre-as. As roupas reforçam nossa relação com o exercício e, se você gastou dinheiro com elas, certamente não vai querer ver esse investimento parado no seu guarda-roupa. Faça o teste e lembre-se: não se trata de roupas caras, mas sim novas e confortáveis.
…..
Se você precisar de uma forcinha extra, é possível recorrer a suplementos que podem dar o gás que falta naqueles dias mais difíceis. É o caso do Poliviron A-Z para homens e mulheres. Trata-se de um suplemento completo de A a Z, com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Você pode garantir a harmonia do seu organismo e deixar a sua dieta mais completa.
Já para os dias em que uma dose extra de energia é necessária, a solução é Energiton. Ele foi criado para atender aqueles que precisam de energia concentrada ou por mais tempo e não querem ingerir açúcar e calorias. É 100% cafeína pura! O produto auxilia em atividades que demandam uma descarga de energia ou bastante concentração, como dirigir por mais tempo e estudar por várias horas.