casal praticando atividade física na rua

COMPARTILHE

A importância da atividade física na saúde e como implementá-la na rotina diária

Que a prática de exercícios físicos é essencial para a saúde, certamente você já sabe. Entretanto, entre saber dessa informação e, efetivamente, colocá-la em prática, o hábito de fazer alguma atividade física diariamente é um caminho bem mais longo.

São vários os fatores que levam as pessoas a colocarem as atividades físicas em segundo plano. Falta de tempo, falta de um local adequado, falta de condições financeiras ou até mesmo a desculpa de não conseguir são algumas das mais citadas por quem está em dívida com o próprio corpo.

Será que é tão difícil assim mesmo? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a eliminar as desculpas de uma vez e começar hoje mesmo a fazer atividades físicas diariamente.

1. Comece aos poucos

Para quem não faz nenhum tipo de exercício, dez minutos por dia são suficientes. Entre se dedicar a uma atividade qualquer ou nenhuma, a primeira opção sempre será a melhor. Você não precisa sair de casa para começar a se exercitar. No chão da sua sala é possível dar os primeiros passos para uma vida mais saudável.

No YouTube, você encontra diversos vídeos com exercícios guiados que podem ser seguidos. Crie o hábito de fazer essa atividade diariamente. De preferência, sempre no mesmo horário. Se sentir dor ou algum desconforto, pare imediatamente e busque auxílio de um profissional.

mulher fazendo alongamento em sua casa

2. Faça mudanças nos hábitos de vida

Se você faz pelo menos dez minutos de exercício por dia, então já pode adicionar outras atividades à sua rotina. Por exemplo, se for possível, estacione o carro um pouco mais longe do trabalho e caminhe por uma ou duas quadras a mais. Se você morar em um prédio, evite o elevador e use as escadas.

Para quem anda de ônibus, a dica é descer um ou dois pontos antes. Por fim, crie o hábito também de andar pela casa sempre que atender o celular. Pode não parecer, mas essas pequenas caminhadas farão diferença na saúde de quem mantém uma vida sedentária.

3. Mude também hábitos alimentares

A combinação entre exercícios físicos e boa alimentação é o que há de mais importante para uma boa saúde. Assim, aproveite que você vai começar a fazer exercícios e adote alguns hábitos saudáveis também com relação à alimentação.

Por exemplo, inclua uma fruta no seu cardápio para ser consumida logo após a sua atividade física. Ainda, diminua o consumo de alimentos ultraprocessados ou lanches do tipo fast food. Por fim, não se esqueça de que tomar água é essencial para a saúde e você deve beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Os benefícios da prática de exercícios são inúmeros

idosa praticando atividade física em um parque

A lista de benefícios para o corpo quando praticamos exercícios é extensa. As atividades físicas auxiliam no controle do diabetes e do peso, reduzem os riscos de pressão alta e mantêm as articulações e os músculos mais saudáveis.

Ainda, a sensação de bem-estar físico causada pelos exercícios leva a uma melhor saúde mental, com consequente aumento da produtividade e de melhores noites de sono. São mudanças que inicialmente podem parecer simples, mas que em médio e longo prazo têm um impacto considerável na sua saúde.

  • Reduz a pressão arterial: exercícios físicos reduzem a hipertensão, fortalecendo os músculos cardíacos e reduzindo os riscos de derrames e doenças do coração.
  • Auxilia no controle do diabetes: a prática de atividades físicas diminui os índices glicêmicos, ajudando no controle ou na prevenção da doença.
  • Auxilia na redução de peso: praticar exercícios queima calorias, o que auxilia a prevenir ou reduzir o excesso de peso.
  • Fortalecimento das articulações e dos músculos: é o movimento das articulações e o estímulo aos músculos que faz com que eles fiquem mais fortes.
  • Melhora a saúde mental: a prática de atividades físicas ajuda a reduzir o estresse, aumentando a sensação de bem-estar e regulando o hormônio cortisol.
  • Melhora a qualidade do sono: pessoas que fazem esportes têm menos insônia. Dormindo melhor você acorda mais disposto no dia seguinte, e se torna mais produtivo.

…..

Adote o seguinte pensamento: “Feito é melhor do que perfeito”. Não espere até que todas as condições ideais estejam reunidas para começar a praticar exercícios. Pelas mais diversas razões, sempre vai faltar tempo, dinheiro ou mesmo um cenário perfeito para que as coisas aconteçam da maneira que você idealizou.

Fazer exercícios físicos é tão importante quanto almoçar, jantar ou fazer as suas refeições, e é preciso ter consciência disso. Por mais simples que seja a sua atividade física, ela tem importância significativa na manutenção de uma boa saúde.

TAGS

TPM Reduxina