pessoas praticando exercícios em uma academia

COMPARTILHE

5 hábitos diários para prolongar a sua saúde

Qual é o segredo para ter uma vida mais longa e mais saudável? Não existe uma fórmula mágica que nos permita viver mais, mas a adoção de alguns hábitos diários pode contribuir para que a expectativa de vida seja maior – e com melhor qualidade.

As dicas que apresentaremos aqui podem até ser conhecidas, mas a pergunta é: você realmente tem colocado cada uma delas em prática? O “segredo”, se é que podemos chamar essas dicas assim, é a constância. Não adianta seguir à risca esses hábitos por um mês e depois abandoná-los – é preciso estar atento a cada um deles sempre.

1. Comece pelos exercícios físicos

Nosso corpo precisa se movimentar para se manter saudável. Quem possui um estilo de vida sedentário está mais propenso a desenvolver problemas nas articulações e no sistema cardiorrespiratório. Além disso, o movimento, na prática de exercício, auxilia na liberação de substâncias como endorfina e dopamina, responsáveis por nos proporcionar a sensação de bem-estar.

Porém, aqui vale um conselho: escolha uma atividade física com a qual você tenha alguma simpatia. Praticar natação, por exemplo, sendo que você não tem muito interesse nesse esporte, pode deixá-lo frustrado e tornar mais difícil o cumprimento das metas. Opte por esportes que você gosta e que são mais acessíveis dentro da sua realidade.

2. Alimentação saudável é a base para um corpo forte

O ditado popular “somos aquilo que comemos” não poderia ser mais verdadeiro. A boa alimentação é o principal pilar para uma vida mais saudável. Precisamos de alimentos que nos deem energia, que mantenham o nosso equilíbrio e que nos ajudem a reconstruir o corpo.

Devemos consumir alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar, dando mais atenção aos carboidratos, às hortaliças e às frutas. Sempre que possível, evite ou modere o consumo de açúcares e alimentos gordurosos. Hoje pode ser que seu corpo não sinta o peso de uma má alimentação, mas em médio e longo prazo os efeitos nocivos começam a aparecer.

prato em forma de coração cheio com alimentos saudáveis com um estetoscópio posto sobre eles

3. Água em abundância

Se existe uma substância responsável pelo bom funcionamento do organismo, essa substância é a água. Não é à toa que cerca de 70% do nosso corpo é composto de água, por isso manter-se hidratado é outra dica fundamental para que você tenha uma vida mais saudável.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que um adulto beba pelo menos dois litros de água por dia – água pura, o que não inclui sucos, chás e outras bebidas. Essa quantidade pode variar de acordo com a idade: quanto mais jovem, mais água você deve beber. Adote a seguinte tabela como referência:

  • Até os 17 anos – 40 ml de água para cada kg de peso;
  • De 18 a 55 anos – 35 ml de água para cada kg de peso;
  • De 55 a 65 anos – 30 ml de água para cada kg de peso;
  • Acima de 66 anos – 25 ml de água para cada kg de peso.

4. Não descuide da saúde mental

Pode ser que o seu corpo esteja em dia, mas se a cabeça não o acompanha, há grandes chances de que em algum momento você se sinta infeliz e desmotivado. Isso impacta de alguma forma no seu organismo, por isso tenha pensamentos positivos e se afaste de situações gatilhos que provocam negatividade ou ansiedade.

Na prática, isso significa que você deve incluir atividades relaxantes na sua rotina – afinal, ninguém consegue viver apenas trabalhando, sem um tempo para si mesmo. Faça atividades como yoga ou procure o auxílio de terapeutas. O processo de autoconhecimento é fundamental para desenvolver a inteligência emocional.

mulher fazendo yoga pela internet

5. Tenha boas noites de sono

O sono é considerado um elemento restaurador do organismo. Portanto, quem não dorme bem, ou não dorme a quantidade suficiente todas as noites, tem a sua recuperação prejudicada. Noites mal dormidas trazem como consequência cansaço, ansiedade, irritabilidade, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros problemas.

Para ter uma boa noite de sono é preciso criar uma rotina. Não durma com luzes acesas ou com a TV ligada. Se possível, evite levar o celular para a cama. Duas horas antes de ir para a cama, não coma alimentos de difícil digestão. Evite ainda bebidas estimulantes, como o café. Durma em um local escuro e arejado, livre de barulhos.

…..

Além de uma vida regrada, um corpo saudável também é construído a partir do consumo de todas as vitaminas e nutrientes necessários em nosso dia a dia. A WP Lab tem em seu portfólio diversos suplementos e medicamentos que podem ajudá-lo nesse sentido.

O Forteviron Vitamin Testo é um suplemento vitamínico que auxilia no aumento dos níveis de testosterona pelo ácido D-Aspártico. Já o Poliviron A-Z é um suplemento mineral em cápsulas com todas as vitaminas e minerais essenciais para sua alimentação. Você pode conversar com seu médico para entender melhor as suas necessidades, mas não há contraindicações para o consumo desses suplementos.

TAGS

TPM Reduxina