mãe e filha preparando uma refeição saudável com alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento

COMPARTILHE

Alimentos para prevenir o envelhecimento

Manter a aparência jovem e saudável mesmo em idade avançada é um sonho para muitas pessoas. Ainda que seja impossível vencer os efeitos do tempo no nosso organismo, existem diversas maneiras de retardar o envelhecimento precoce – e a alimentação é uma delas.

Os alimentos que você consome fazem diferença em se tratando de amenizar rugas, dar mais disposição e proporcionar uma vida mais saudável. Porém, esteja ciente de que não existe uma receita mágica: é preciso combinar uma boa alimentação, recheada de nutrientes adequados, com boas noites de sono e com a prática de exercícios físicos.

Em relação aos alimentos, uns podem trazer mais benefícios do que outros pelo fato de serem considerados funcionais, ou seja, terem a capacidade de proteger o organismo em diversos fatores. A lista abaixo é de alimentos que podem ajudá-lo a prevenir o envelhecimento. Quais deles fazem parte do seu cardápio?

1. Abacate

Rico em vitamina E, uma substância que atua como antioxidante no nosso corpo, a primeira sugestão da nossa lista é o abacate. Seus nutrientes trazem benefícios também para a pele, ajudando a atenuar cicatrizes e manchas. Bastam duas colheres de sopa de abacate por dia para que você possa aproveitar os benefícios desta fruta.

2. Azeite de oliva

Também rico em vitamina E, o azeite de oliva também é fonte de vitamina A, outra substância que auxilia no combate aos radicais livres. Outros benefícios comprovados desta substância incluem: manutenção da pele hidratada, ação anti-inflamatória e proteção da saúde cardiovascular. Uma colher de sopa por dia é suficiente e, sempre que possível, substitua o óleo por ele.

3. Aveia

porção de aveia com leite e frutas em uma tigela

Os grãos de aveia são ricos em silício, uma substância que atua diretamente na formação da estrutura de colágeno e elastina. Isso faz com que o seu consumo contribua diretamente na renovação dos tecidos, justamente pela ação antioxidante que possui. Três colheres de aveia por dia são mais do que suficientes. Ela vai bem no café da manhã ou nas refeições principais, como você desejar.

4. Cenoura

Betacaroteno: guarde esse nome. Essa é uma das substâncias que têm um forte impacto no combate aos radicais livres e ela é encontrada em abundância na cenoura. Você já viu que os protetores solares utilizam cenoura entre os seus componentes? Não é por acaso: ela age contra o envelhecimento causado pelos raios solares na pele. Você nem precisa comer cenoura todos os dias se não quiser: duas vezes na semana é suficiente.

5. Salmão

Considerado um peixe nobre, o salmão é sempre uma ótima opção para almoço ou jantar, ainda que não seja barato como as demais alternativas. Conhecido por ser rico em ômega 3, ele também tem astaxantina na sua composição, outra substância que combate os radicais livres. O ideal é consumir esse alimento pelo menos três vezes por semana, mas se você começar com uma vez já é um bom trabalho.

porção de salmão em uma tigela

6. Tomate

É bem provável que você já consuma tomate na sua dieta, seja em forma de molho ou a partir da fruta in natura. Aqui, o principal destaque é o licopeno, talvez o mais poderoso dos antioxidantes naturais que existe. Pelas suas propriedades, o tomate ajuda a evitar o aparecimento de rugas e manchas na pele. O equivalente a um tomate por dia é suficiente para usufruir dos seus benefícios.

7. Vegetais verdes

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o consumo de vegetais verdes. Muitas vezes eles são deixados de lado na alimentação, mas não deveria ser assim. O destaque vai para os brócolis e o espinafre, ambos ricos em vitamina C, substância importante na reprodução celular. Você deveria comer vegetais todos os dias, portanto tente incluí-los na sua dieta regular diária.

Dê uma força para o seu organismo envelhecer com saúde

Sabemos que apesar de todos os cuidados, nem sempre é possível ter uma alimentação saudável todos os dias. Por isso, a solução é recorrer a suplementos vitamínicos que sejam capazes de garantir as quantidades mínimas de nutrientes de que necessitamos. Duas ótimas opções nesse sentido são o Forteviron Vitamin Testo e o Multiviron 50+.

O Forteviron Vitamin Testo é um suplemento vitamínico que auxilia no aumento dos níveis de testosterona pelo ácido D-Aspártico. Já o Multiviron 50+ é um suplemento alimentar desenvolvido especialmente para pessoas a partir dos 50 anos, e conta com todas as vitaminas e sais minerais que complementam sua alimentação, fortalecendo a saúde e a imunidade. Consulte seu médico sobre essas alternativas.

TAGS

TPM Reduxina