Churrascos, chá de bebe, chá revelação, praia, piscina, happy hour e saideira com os amigos normalmente sempre tem um acompanhante que deixa tudo mais alegre mas que ao mesmo tempo pode trazer mal-estar, o álcool. Porém, quando o finalzinho de dezembro está batendo na porta, em especial por conta das festas de fim de ano, outro acompanhante do álcool pode surgir, a ressaca. Por isso, com a Clique Bem Estar você aprende como curar a ressaca nas festas de fim de ano.
Se alimentar bem antes das festas, consumir álcool moderadamente, hidratar-se e se mesmo assim, a ressaca aparecer, existem formas de tratá-la da melhor maneira de modo a reduzir os sintomas mais comuns como náuseas e dores de cabeça.
Como preparar o seu corpo para evitar a intoxicação alcoólica?
Preparar o organismo para reduzir os sintomas da intoxicação alcoólica não é brincadeira, muito pelo contrário, é saúde. Desde uma alimentação adequada até a ingestão de muita água como uma forma de promover autocuidado e aproveitar o dia seguinte sem os sintomas clássicos de uma ressaca.
Alimentar-se bem antes é uma maneira de evitar a ressaca
Há um costume comum que as pessoas infelizmente praticam sem o conhecimento e depois pagam um alto preço, o de não se alimentar no dia da “bebedeira”. Isso é extremamente ruim justamente porque o “jejum” antes de beber pode acelerar o processo de intoxicação alcoólica, segundo Cristiane Kovacs, nutricionista e autora do livro Manual de Sobrevivência – Ressaca.
O álcool tem um processo de metabolização natural no organismo, ingerir mais do que se pode metabolizar pode gerar uma sobrecarga, por isso que alimentar-se bem antes, durante e depois, além de beber líquidos pode ajudar a minimizar os efeitos da sobrecarga. Confira como realizar as refeições de modo correto para não ter problemas durante as festividades, utilizando macronutrientes e com uma alimentação leve.
Café da manhã
Tomar líquidos como café com leite e sucos. Comer pães com azeite (gordura boa) ou geléias e fazer o consumo de frutas durante a manhã.
Almoço
O almoço pode ser o padrão do brasileiro: arroz, feijão, saladas e acompanhamento com carne, frango ou peixe. Evite carne de porco, frituras e carnes gordas para não sobrecarregar o fígado já que o processo ocorrerá à noite.
Dicas para consumir álcool durantes as festividades de final de ano
As festas começaram, então confira as dicas da Clique Bem Estar para você arrasar na noite e acordar excelente no outro dia. Assim você aprende como curar a ressaca nas festas de fim de ano e levando conhecimento para toda uma vida sobre abuso de álcool em festividades.
Beba água, ela salvará sua noite
A desidratação é a principal causa da sensação de ressaca. Se você estiver bebendo cerveja, destilado ou vinho, tente intercalar entre um drinque e outro com um copo ou uma garrafinha de água.
Não deixe de comer enquanto se diverte
Esquecer de comer e continuar bebendo é pedir para que a ressaca apareça no outro dia. Já citamos a importância de comer alimentos que não sobrecarregam o fígado, então durante as festividades, belisque de vez em quando algo não gorduroso e protéico.
Moderação sempre
Não adianta você se preparar para beber, e quando chega na noite de réveillon ou natal, toma todas de uma vez, o outro dia será uma verdadeira tragédia grega. Por conta disso, independentemente do tipo de bebida a ser consumida, tenha ritmo e moderação. Sempre intercalando com outras bebidas como sucos e água.
A ressaca veio mesmo assim? Saiba o que fazer!
Você fez tudo certinho, mas errou na dose? Não tem problema, temos mais dicas para quem está de ressaca e quer dar um chega para lá no mal estar e dor de cabeça. Conforme as orientações da Dra. Cristiane inicialmente, tudo é uma questão de metabolismo. Então, consumir alimentos leves e que incitem a metabolização do álcool é a melhor maneira de começar a tratar da ressaca.
Alimentação
Café da manhã com leite e café não é a melhor escolha para esse dia. Consuma água, água de coco, suco natural e isotônicos. Se beber bebidas diuréticas como o café, pode fazer com que você elimine líquidos e não sinta-se hidratado, o que pode piorar a ressaca.
Coma frutas frescas ou secas, além de alimentos leves e sem muita gordura como por exemplo: frango, batata assada, abóbora, chás e frutas naturais. Alimentos ricos em vitamina C são excelentes justamente porque promovem o processo de metabolização do etanol rapidamente, como por exemplo: brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, goiaba, manga, laranja, acerola e mamão.
Hidrate-se o máximo possível
Sentir o mal estar pode tirar um pouco do apetite, contudo você pode ajudar o seu organismo na metabolização do álcool bebendo água diversas vezes ao dia. Manter-se hidratado é primordial para evitar as dores intensas na cabeça e mal estar.
Ajuda extra para a ressaca
Outro método que pode ajudar a aliviar a sensação de mal estar e como curar ressaca nas festas de fim de ano, é o uso de Digestamin®. Esse produto é um poderoso suplemento que atua na reposição de vitaminas do Complexo B, colina e ácido fólico; sendo indicado para combater a agressão causada pelo consumo excessivo de álcool.
Além do mais, sem o auxílio do Digestamin® seu corpo pode levar mais de 3 semanas para repor todas as propriedades eliminadas após a ingestão de apenas uma dose de álcool. Você pode tomar dois comprimidos de Digestamin® após o consumo excessivo de álcool, veja as orientações em nosso canal no YouTube.