articulação inflamada pelo excesso de ácido úrico no corpo

COMPARTILHE

Alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico

Quando o organismo metaboliza as purinas, proteínas encontradas em diversos alimentos, o ácido úrico é formado. Normalmente, os rins eliminam o excesso por meio da urina, enquanto uma parte permanece circulando no sangue.

Porém, quando há um acúmulo de ácido úrico no corpo, acima dos níveis ideais, isso pode comprometer a capacidade dos rins de eliminar a produção extra do fígado, o excesso de proteínas e gerar outros problemas.

Como consequência, o paciente pode apresentar inchaço, inflamação nas articulações, dor e sensibilidade nas juntas.

Como descobrir o excesso de ácido úrico?

Ao perceber os sintomas, o ideal é procurar orientação de um profissional de saúde. O excesso de ácido úrico pode ser observado através de um exame de sangue. É fundamental não deixar que o problema se agrave, pois o excesso da substância pode provocar outros problemas de saúde, como gota, cálculo renal e, em casos mais extremos, infarto e AVC.

Além do tratamento medicamentoso que será indicado, você pode contribuir para reduzir os sintomas adicionando alguns alimentos ao seu cardápio. E mais: beba pelo menos 2 litros de água por dia, modere a ingestão de peixe ou carne vermelha e diminua o consumo de produtos industrializados, como refrigerantes e bolachas.

Alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico

Escolher alimentos que ajudem a hidratar o corpo é o melhor caminho para combater o excesso de ácido úrico. Abaixo, listamos algumas opções para você incluir na sua dieta.

1. Pepino

Considerado um alimento muito benéfico em termos de hidratação, o pepino é composto por 96% de água e, por essa razão, ajuda a eliminar as toxinas. Não é à toa que receitas do tipo “detox” priorizam esse alimento na sua composição.

2. Cenoura

A cenoura é fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante. Além disso, o alimento é considerado alcalinizante, ou seja, propício para eliminar diversas toxinas do organismo. Rica em vitaminas e minerais, a cenoura cai bem como suco, salada e diversos outros preparos.

cenoura, alimento que ajuda a controlar o ácido úrico

3. Limão

Frutas cítricas são outra boa pedida para você incluir na sua dieta e o limão é uma das melhores opções. O principal destaque aqui é a grande quantidade de antioxidantes que a fruta possui, o que ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Seja em forma de suco ou mesmo diluído na comida, um limãozinho pode fazer a diferença na sua saúde.

4. Laranja

A exemplo do limão, a laranja é outra fruta cítrica considerada benéfica no combate aos altos índices de ácido úrico. Rica em vitamina C, ela também é uma opção para quem precisa aumentar a imunidade.

5. Alho

Presente nos mais diversos pratos da culinária brasileira em forma de tempero, o alho é um dos mais poderosos antioxidantes naturais, com propriedades antibacterianas e antifúngicas. Como complemento, ele ajuda a regular os índices de colesterol e a pressão arterial.

alho, alimento que ajuda a controlar o ácido úrico

6. Semente de abóbora

A abóbora é um dos vegetais mais diuréticos que se tem conhecimento. Porém, ao prepará-la da forma que desejar – cozida e assada são as maneiras mais eficientes –, não descarte as sementes. São elas que têm os elementos mais poderosos para o tratamento.

…..

O Gotalgia é um medicamento de ação imediata e efeito gradual, desenvolvido pela WP LAB, que auxilia no tratamento dos sintomas da gota. Ele é indicado como auxiliar no tratamento dos sintomas de gota, previamente diagnosticada, dores articulares, gotosas e reumáticas, dores e rigidez nas costas e inchaço articular.

Além disso, auxilia no tratamento dos sintomas das afecções relacionadas ao aparelho urinário, previamente diagnosticadas, como cólicas renais e dor ao término de urinar. Consulte o seu médico sobre essa possibilidade.

TAGS

TPM Reduxina