vários alimentos ricos em antioxidantes em cima de uma mesa

COMPARTILHE

Conheça os alimentos mais ricos em antioxidantes

Quando o corpo humano metaboliza os nutrientes dos alimentos, vários compostos se formam. Muitos deles são necessários e benéficos para a nossa saúde, mas alguns acabam por oxidar os tecidos.

Essas reações negativas em células saudáveis recebem o nome de “radicais livres”, um processo que resulta na desestabilização das estruturas, na perda de material genético, em mutações e até mesmo na degeneração das células.

Para evitar que esses efeitos sejam muito nocivos ao corpo, entram em cena as moléculas antioxidantes. Elas são as responsáveis por combater os radicais livres e retardar o processo de envelhecimento.

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: onde estão esses antioxidantes que eu tanto preciso? A resposta está nesse artigo e, claro, na escolha de alimentos. Listamos aqui 8 alimentos com propriedades antioxidantes que você deveria incluir na sua dieta hoje mesmo.

1. Aveia

Considerada uma importante fonte de silício para o organismo, o cereal auxilia na estruturação da pele e minimiza os efeitos das celulites. Tem ainda papel essencial na melhoria da circulação sanguínea, tornando mais difícil a absorção de gordura pelo intestino.

2. Azeite de oliva

Se possível, inclua nas suas saladas um toque de azeite de oliva, de preferência do tipo extravirgem, cuja acidez é mais baixa. Bastam duas colheres de sopa por dia para que você possa desfrutar das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias desse alimento rico em gorduras monoinsaturadas.

3. Feijão vermelho

feijão vermelho, rico em antioxidantes

Todos os feijões são ricos em antioxidantes, mas entre os tipos que você encontra com maior facilidade no supermercado, o vermelho é o que mais se destaca. A dica aqui é substituir, sempre que possível, o feijão preto e o feijão carioquinha – tipos mais consumidos pelos brasileiros – pelo vermelho.

4. Frutas cítricas

Aqui falamos não apenas de um alimento, mas de todo um grupo. A lista de frutas cítricas compreende o limão, a laranja e a goiaba, para citar apenas alguns exemplos. Todas essas frutas são ricas em vitamina C e flavonoides (Vitamina P), responsáveis por tonificar as veias e as artérias, melhorando a circulação sanguínea.

5. Óleo de gergelim

Utilizado em maior escala no Nordeste, o óleo de gergelim é outro item que deveria fazer parte da dieta de mais pessoas. Ele é rico em vitamina E, responsável diretamente por proteger as células contra a ação dos radicais livres. Outro destaque desse alimento são as suas características anti-inflamatórias.

6. Pepino

As suas saladas sempre que possível devem incluir também os pepinos. Conhecido por ser um diurético natural, este alimento tem características alcalinizantes e anti-inflamatórias, ajudando a eliminar as toxinas do corpo humano. Rico em vitaminas A e C e em sais minerais, é recomendado que pelo menos uma vez por semana ele apareça em sua alimentação.

7. Tomate

Qualquer lista de alimentos antioxidantes não está completa se não incluir o tomate. Rico em vitaminas A e C, ele também conta com grandes quantidades de licopeno, um dos melhores antioxidantes para o corpo. No caso dos homens, o licopeno previne o desenvolvimento de problemas cardíacos e de câncer de próstata. Dica: prefira tomates cozidos ou em forma de molho do que tomates crus, pois a absorção dos nutrientes ocorre com mais facilidade.

8. Vinho Tinto

vinho, bebida rica em antioxidantes

Assim como as uvas e as frutas vermelhas, o vinho tinto também é uma bebida rica em antioxidantes como flavonoides, fenóis e taninas. Essas substâncias, além de serem anti-inflamatórias e anticoagulantes, podem até mesmo aumentar os índices de HDL (o colesterol bom).

Porém, vale o alerta: a bebida alcoólica deve ser consumida com moderação, pois caso contrário os efeitos prejudiciais do álcool aparecem e de nada vão adiantar os benefícios.

…..

O Forteviron Vitamin A-Z Men é uma ótima alternativa de suplementação para os homens. Livre de açúcar, o suplemento vitamínico auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no metabolismo de proteínas e no combate aos radicais livres.

Saiba mais informações sobre o produto aqui e consulte o seu médico sobre a possibilidade de incluir esse suplemento no seu dia a dia.

TAGS

TPM Reduxina