radicais livres atacando as células do corpo humano

COMPARTILHE

Por que combater os radicais livres?

Quando presentes em nosso organismo em níveis considerados normais, os radicais livres são peça importante na síntese de energia e no estímulo às mais diversas funções do nosso sistema imunológico.

Os problemas aparecem quando eles excedem os limites considerados regulares. A abundância de radicais livres pode influenciar negativamente o sistema imunológico, favorecendo o aparecimento de doenças como o câncer, por exemplo. Por essa razão, devemos evitar o chamado estresse oxidativo para  combater os radicais livres.

Entendendo os malefícios do excesso de radicais livres

À medida que envelhecemos, o estresse oxidativo se torna cada vez maior. Isso se deve ao fato de que o nosso corpo diminui a produção de antioxidantes com o passar dos anos – e quando a quantidade produzida é menor do que as necessidades para combater os radicais livres, então temos problemas.

Radicais livres são moléculas instáveis presentes em todos os seres vivos. No corpo humano, eles são produzidos quando os nutrientes dos alimentos são convertidos em energia. Por suas características, essas moléculas são consideradas de “alta reatividade”, ou seja, têm tendência a buscarem outras substâncias para reagir.

Nesse processo de ganha ou perda de elétrons decorrente das reações químicas, é possível que as características da molécula sejam alteradas e elas passem a produzir substâncias tóxicas. Estudos mostram que há pelo menos 40 doenças cuja origem está na produção desordenada de radicais livres.

Diversos fatores contribuem para a formação dessas espécies químicas. O estresse, o cansaço físico, o desequilíbrio emocional, as crises de ansiedade e as dores de cabeça estão entre esses fatores. Quando passamos por situações de estresse há um desequilíbrio no organismo, o que pode gerar consequências nocivas em médio e longo prazo.

Assim, além de evitar situações de estresse, é essencial adotar hábitos de vida mais saudáveis, como boas noites de sono, prática de exercícios físicos e redução no consumo de alimentos processados ou gordurosos.

Sabe as linhas de expressão, as rugas e a flacidez da pele? Elas aparecem graças ao envelhecimento das fibras de colágeno, causada pelos radicais livres.

pele flácida e marcas de expressão é um dos males que os radicais livres causam

É possível evitar a produção de radicais livres?

Não é possível evitar a produção dessas moléculas. Como já mencionamos, eles têm uma função importante em nosso organismo e prescindir deles seria prejudicial à saúde. Contudo, você pode manter o equilíbrio da produção. Para isso, consuma mais alimentos considerados antioxidantes, como aqueles ricos em vitamina C, vitamina E, vitamina A e beta-caroteno.

Algumas dicas para o seu dia a dia:

  • Evite alimentos ricos em açúcar;
  • Não consuma alimentos processados;
  • Evite comer muito nas principais refeições, como almoço e jantar. Prefira fazer mais refeições ao longo do dia em menores quantidades;
  • Reduza o consumo de bebidas alcóolicas;
  • Não fume;
  • Não se exponha à poluição ou à fumaça do cigarro.

Consuma alimentos com vitaminas A, C e E

alimentos ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres

A vitamina A é um nutriente  fundamental para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele, além de favorecer o fortalecimento de ossos e dentes. Ela pode ser encontrada em vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis, e em frutas como damasco e pêssego.

Já a vitamina E é um poderoso antioxidante. Esse nutriente atua na prevenção e no tratamento de doenças que surgem ao longo da vida. Ela também pode ser encontrada em vegetais verde-escuros e nas nozes, na gema do ovo e nos óleos vegetais.

Por fim, a vitamina C, uma das vitaminas mais conhecidas, também é um agente antioxidante responsável por prevenir o envelhecimento precoce das células do organismo, além de deixar o corpo livre de gripes e resfriados. Ela pode ser encontrada em frutas como laranja, limão, tangerina e kiwi, além do pimentão, dos brócolis e do tomate.

…..

Uma alternativa saudável para combater os radicais livres é o Forteviron Vitamin A-Z Men. Trata-se de um suplemento alimentar livre de açúcar para manter-se forte em todos os sentidos. Ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no metabolismo de proteínas e no combate aos radicais livres. Consulte o seu médico sobre essa possibilidade.

TAGS

TPM Reduxina