como-fortalecer-o-sistema-imunologico

COMPARTILHE

Como fortalecer o sistema imunológico? Confira 10 dicas!

Que o outono já está batendo na porta, todo mundo já sabe, afinal, falta pouco menos do que um mês para que a nova estação chegue. O que nem todo mundo sabe é que fortalecer a imunidade ajuda a evitar uma série de condições médicas caracterizadas por este período, como gripes e resfriados.

Ou seja, caso não haja uma adequada manutenção do sistema imunológico, a barreira natural do organismo contra infecções e doenças cai por terra. Portanto, quando o assunto é “como fortalecer o sistema imunológico”, algumas informações precisam ser levadas em conta. E é aqui que nós, da Clique Bem Estar, entramos para te ajudar!

Separamos neste artigo algumas dicas que vão lhe ajudar a melhorar a manutenção da imunidade e preparar o corpo humano para enfrentar e se defender de agentes externos que causam mal-estar. Siga lendo!

O que é o sistema imunológico?

Composto por tecidos, órgãos e células do organismo, o sistema imunológico é uma resposta natural que age detectando e combatendo invasores estranhos, tais como vírus, bactérias e outros. Em outras palavras, procura evitar doenças e infecções causadas por tais agentes externos.

Essa barreira só acontece por meio da produção de anticorpos e dos leucócitos (células presentes na corrente sanguínea chamadas comumente e glóbulos brancos), que precisam estar saudáveis, fortalecidos e em boa quantidade no corpo humano.

Esta situação ideal do sistema imunológico é alcançada por meio da adoção de alguns hábitos saudáveis, bem como manter a vacinação em dia — uma vez que os anticorpos são naturalmente produzidos por meio da exposição aos agente patógeno.

Como saber se a imunidade está fortalecida?

Existem alguns sinais capazes de indicar se o indivíduo está com a imunidade baixa ou alta, contudo, também é sugerido realizar visitas periódicas a um profissional de saúde para a realização de check ups.

Os sinais de que a imunidade pode estar baixa são:

  • Cansaço;
  • Desânimo;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Infecções constantes;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febres frequentes.

Por outro lado, quando a imunidade está alta, é possível perceber:

  • Maior disposição para as atividades do dia a dia;
  • Noites de sono tranquilas;
  • Aumento da produtividade;
  • Ausência de sintomas associados à baixa imunidade (citados acima).

10 dicas sobre como fortalecer o sistema imunológico

Agora que você já sabe o que é o sistema imunológico e como identificar se sua imunidade está alta ou baixa, conheça algumas dicas sobre como mantê-la saudável para evitar condições médicas que acometem o seu organismo:

1. Consuma mais vitaminas e nutrientes

Alimentos como abacaxi, kiwi, limão, acerola, limão, laranja e outros cítricos, são ricos em vitamina C. Vegetais verdes escuro, como brócolis, rúcula, espinafre, agrião e couve são ricos em vitamina E, A e C, possuindo alto teor antioxidante que previne o organismo do envelhecimento precoce e de outras condições.

Peixes como atum, sardinha e salmão também são ótimas opções para o fortalecimento da imunidade devido à presença do ácido graxo Ômega 3.

Outra recomendação de alimentos com vitaminas e nutrientes essenciais ao sistema imunológico e ao combate de radicais livres são as castanhas e cereais integrais, ricas em zinco. Também têm o poder de acelerar a cicatrização, combate o envelhecimento precoce e evita doenças cardiovasculares.

como-fortalecer-o-sistema-imunologico-frutas

2. Aposte em especiarias e em temperos naturais

Alguns temperos e especiarias podem ser vistos como “remédios naturais”, pois podem auxiliar no aumento da imunidade. Bons exemplos disso são a cúrcuma e o açafrão da terra, que possuem propriedades anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana.

O gengibre, por sua vez, auxilia na eliminação de bactérias maléficas ao organismo à medida que fortalece a defesa natural do corpo.

Além disso, alimentos mais comuns como cebola e alho vão muito além de deixar a comida com um gosto especial, pois também são ricos em componentes anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.

Por fim, é sugerido o própolis, uma das especiarias mais recomendadas por nutricionistas no que toca ao aumento da imunidade, pois é conhecido por sua ação altamente antioxidante.

3. Tome um pouco de sol diariamente

O sol é a principal fonte de vitamina D, que fortifica os ossos e aumenta as defesas do sistema imunológico. Por isso, é aconselhável tomar sol todos os dias, preferencialmente antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde.

4. Hidrate-se regularmente

O corpo só funciona adequadamente com uma hidratação regular, e com o sistema de defesa do organismo não é diferente. É recomendado ingerir cerca de 2 litros de água diariamente.

5. Pratique atividades físicas

Exercícios físicos são ótimos aliados no fortalecimento do sistema imunológico, pois auxiliam na redução do estresse e no aumento da produção de anticorpos no organismo.

É possível, portanto, escolher aquela atividade que você mais gosta e que te dá mais prazer, seja dentro ou fora de casa, e praticá-la diariamente por 30 minutos. Pode ser dança, caminhada, corrida, esportes coletivos ou individuais entre outros.

6. Tenha noites de sono tranquilas

como-fortalecer-o-sistema-imunologico-bom-sono

A recomendação dos profissionais de saúde é dormir por cerca de oito horas por noite, quantidade suficiente para relaxar o corpo e a mente. Quando o sono é interrompido, seja por uma série de fatores, como ansiedade ou insônia, ocorre um aumento da produção de cortisol, um hormônio que relaxa o corpo evitando o estresse.

Por outro lado, este aumento da produção desse hormônio provoca também um enfraquecimento do sistema imunológico, pois inibem a atuação das células de defesa.

7. Evite alimentos industrializados

Comidas prontas como congelados, pizzas, lasanha, fast foods e condimentos industrializados, devido ao excesso de conservantes em sua composição, podem ser prejudiciais à saúde. Como consequência do alto consumo destes alimentos, a imunidade é afetada e infecções podem surgir.

8. Evite o uso de álcool e cigarro

Bebidas alcoólicas e tabaco podem afetar diretamente a boa imunidade à medida que corrompe a defesa do organismo, deixando-o mais vulnerável às infecções e doenças. Por isso, é recomendado interromper o uso de tais substâncias ao máximo.

9. Consuma chás e infusões

como-fortalecer-o-sistema-imunologico-chas-e-infusoes

Chás e infusões também agem como fortes aliadas à melhora do sistema imunológico. Alguns deles possuem propriedades antioxidantes, como o verde, hibisco, romã, maçã com canela e gengibre, pois melhoram o metabolismo do organismo.

10. Utilize suplementos alimentares e vitamínicos

O último item da lista sobre como fortalecer o sistema imunológico compreende o uso de suplementos alimentares e vitamínicos. Seu papel é oferecer ao organismo a quantidade diária ideal de minerais e vitaminas, uma vez que atendem carências nutricionais ou servem como complemento de dietas.

Um dos suplementos alimentares e vitamínicos sugeridos é o FORTEVIRON® VITAMIN A-Z MEN 50+. Livre de açúcares, o suplemento aposta em uma melhor qualidade de vida a quem o utiliza, pois serve como auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento celular.

Fonte(s): Clínica Céu, Benegrip e bula do Forteviron® Vitamin A-Z Men 50+.

TAGS

TPM Reduxina