alimentacao-na-terceira-idade

COMPARTILHE

Alimentação na terceira idade: 5 cuidados indispensáveis

O envelhecimento é um processo biológico natural e inevitável onde o corpo passa por mudanças mas, em virtude da idade, já sem a mesma força e vivacidade de outros tempos. Por conta disso, a alimentação na terceira idade deve ter atenção e cautela redobrados, com os 5 cuidados indispensáveis fornecidos pela Clique Bem Estar, você pode suprir as carências de nutrientes e envelhecer com saúde.

Como envelhecer com saúde?

A longevidade tem aumentado conforme a melhora na qualidade de vida. Luiz Carlos Franca Domingues, de 94 anos, demonstra que é possível ter a alegria de viver com uma idade avançada. Em uma matéria do portal Uol, sobre longevidade e saúde, o idoso fala sobre sua rotina e como faz para manter-se saudável.

Ele acorda pela manhã, toma um cafezinho com alimentos leves, e segue até o treino de pilates. “Tenho  vontade de viver por conta da serotonina que me traz bem estar, e o pilates me ajuda nisso” – diz o idoso na entrevista à Cristiane Segatto do portal. Com uma boa alimentação na terceira idade e o avanço da medicina com técnicas que aprimoram o bem estar comum, no futuro teremos mais “velhinhos saudáveis” como jamais visto na história.

Domingues sempre frequenta os grupos da terceira idade porque acha interessante o convívio social ativo, especialmente porque é viúvo há 9 anos. Se alimenta bem, tem um ritmo de sono saudável e não sente dores no corpo por conta do pilates que pratica diariamente.

“Os idosos não vivem mal, é preciso desmistificar isso” – garante a professora Yeda Duarte, da Faculdade de Saúde Pública da USP. Combater esses mitos que cercam o processo de envelhecimento é importante para que mais pessoas entendam que hábitos positivos ao longo da vida podem influenciar na longevidade e no processo de ter saúde na terceira idade, cita ela perante a avaliação de Luiz.

Quais os cuidados indispensáveis com a alimentação na terceira idade

mulher-idosa-comendo-salada

Uma boa alimentação na terceira idade, na juventude e na fase adulta é indispensável para que tenhamos qualidade de vida e, consequentemente, saúde, mas quando se é idoso os cuidados devem ser redobrados, justamente para que os alimentos sejam aliados para se ter longevidade, saúde física e mental. Com as 5 dicas da Clique Bem Estar, você pode melhorar sua qualidade de vida na melhor idade, confira.

Evite excessos e açúcar

Comer demais nunca é bom, por mais que esteja com muita fome. O ideal sempre é comer mais vezes ao dia e em conjunto manter uma alimentação saudável. A alimentação é fundamental para que se controle o peso, fazer refeições em demasia e ter doces presentes em muitas refeições pode causar problemas irreversíveis como diabetes, hipertensão e problemas no coração.

Sendo assim, mude os hábitos. Faça mais refeições durante o dia com alimentos leves, frutas e verduras. Evite tomar sorvetes e doces industrializados, ao invés disso, prefira doces como o de abóbora, de batata doce, bolos caseiros, sorvetes de frutas, gelatinas zero açúcar e creme de amêndoas.

Consuma proteínas, mas com pouca gordura, e peixes

As proteínas são excelentes no combate à anemia, especialmente para os idosos. Por conta disso, insira no cardápio carnes vermelhas, mas prepare-as com menos óleo. Ao invés de fritar o alimento, refogue-o ou grelhe com azeite de oliva. Dessa maneira você irá ingerir zinco, o responsável pela manutenção do sistema imunológico.

Os peixes também são aliados à alimentação saudável, especialmente os ricos em ômega 3. Com pelo menos uma refeição na semana evita-se o aparecimento e auxilia no controle de doenças como diabetes, artrites, colesterol, triglicérides, arritmia e insuficiência cardíaca.

Hidrate-se bem

homem-idoso-bebendo-agua

A importância da hidratação na terceira idade é fundamental para evitar incômodos. Beba uma menor quantidade de líquidos de uma só vez, mas eleve a frequência de ingestão durante o dia. Assim seu corpo nunca ficará desidratado e não irá apresentar sintomas como: baixa pressão arterial, respiração acelerada, dores de cabeça e arritmia cardíaca por conta de falta de líquido no organismo.

Não tenha pressa! Coma devagar

Cientistas japoneses fizeram uma pesquisa com 642 homens e 441 mulheres em 2008 sobre a síndrome metabólica – um conjunto de fatores que eleva o risco de doenças cardiovasculares – e o resultado foi surpreendente. “Ao comer rapidamente, as pessoas tendem a não sentir saciedade, por isso, tendem a exagerar. Colaborando para que haja flutuação da glicose resultando em resistência insulínica.” AHA, Takayuki Yamaji, diretor da pesquisa médica.

Por isso, quando for realizar uma refeição onde você está com muita fome, setorise o seu prato ou coma a salada antes da refeição principal. Comece com itens mais duros como cenoura, beterraba e batatas. Depois, descanse os talheres e recomece comendo pausadamente as carnes. Ao terminar, ao invés de um doce como sobremesa, coma uma fruta como laranja, tangerina, manga, acerola e demais.

Foco em alimentos naturais

Alimentos industrializados são comumente consumidos, pois facilitam nossas vidas, mas não significa que sejam saudáveis. Como são conservados, têm excesso de sódio, conservantes e outros produtos químicos nocivos à saúde. Além do mais, são hiper palatáveis, o que faz com que nos apaixonemos pelo sabor. Contudo, especialistas sugerem que a escolha de alimentos naturais pode melhorar a saúde e bem estar, evitando doenças como diabetes e hipertensão. Vá a uma feira, escolha seus legumes e frutas e se tiver orgânicos, melhor ainda.

Suplementos para apoiar a alimentação

A suplementação vitamínica para a terceira idade é um ótimo recurso para aprimorar a saúde, mas não é porque se está consumindo um suplemento que deve-se deixar de manter o ritmo com uma boa alimentação. Mais energia e eficiência para o metabolismo em conjunto com alimentos que colaboram para a eliminação dos radicais livres é sinônimo de organismo saudável e bem estar.

Quais são as vitaminas essenciais para a saúde do idoso?

As vitaminas essenciais para que os idosos tenham uma boa saúde são: vitaminas A, presentes em fígados e ovos de galinha; ácido ascórbico (vitamina C) presente na laranja, acerola e caju; vitamina D, ativada pela luz solar; vitamina E, encontrada em frutos secos e óleos vegetais como azeite de oliva e vitaminas do complexo B, normalmente encontradas em carnes, leites, sementes, leguminosas e cereais.

Forteviron® Vitamin – A-Z Men: Sua imunidade lá em cima

Forteviron® Vitamin – A-Z Men é um suplemento alimentar livre de açúcar para se manter forte em todos os sentidos. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no combate aos radicais. Uma caixa de Forteviron® Vitamin – A-Z Men contém 30 comprimidos de 1,5g cada, um dos melhores suplementos para que você tenha saúde e bem estar. Conheça a linha completa para saúde do homem e da mulher no Blog do Clique Bem Estar.

TAGS

TPM Reduxina