mão de um médico segurando um desenho 3D de um fígado dentro de um coração

COMPARTILHE

10 alimentos que ajudam a promover a saúde do fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Ele é responsável por filtrar o sangue contra substâncias nocivas, usar o açúcar como fonte de energia e prover ferro para o corpo.

O álcool, quando consumido em excesso, é uma dessas substâncias que podem impactar negativamente a saúde do fígado. Por isso, nada melhor do que dar uma atenção especial a ele, cuidando do seu funcionamento. A melhor maneira de fazer isso é consumindo alimentos saudáveis, cujos nutrientes sejam os mais adequados para o desempenho desse órgão, como é o caso de alimentos ricos em substâncias como vitaminas C e E, ômega 3, carotenos e flavonoides.

Essas vitaminas e minerais são consideradas medidas preventivas, pois têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Elas auxiliam a evitar o acúmulo de gorduras, garantindo  que o órgão funcione adequadamente.

E onde encontrar essas vitaminas e minerais na alimentação? A lista abaixo reúne os 10 melhores alimentos e bebidas que vão ajudar a manter o seu fígado sempre saudável.

1. Abacate

O abacate não é apenas um bom alimento para a saúde do fígado, mas também para a nutrição de todo o corpo. Fonte de nutrientes de qualidade e gorduras boas, o consumo regular estimula a produção de glutationa, um antioxidante natural. Apesar dessas qualidades, o fruto deve ser consumido com moderação.

2. Água

Sim, água pura, limpa e fresca é uma das melhores bebidas para a saúde do seu fígado. Ao se manter hidratado, você garante o bom funcionamento de diversos órgãos. A água auxilia na eliminação de resíduos como o sódio e as toxinas. Por isso, beba, no mínimo, 2 litros de água por dia – sucos e outras bebidas não entram nessa conta.

3. Alcachofra

As alcachofras são ricas em duas substâncias: cinarina e silimarina. Ambas têm propriedades antioxidantes que estimulam a produção de bile. Além disso, elas estimulam a renovação de células saudáveis, reduzindo a produção do colesterol ruim. A forma mais rápida de consumir alcachofra é por meio do chá.

4. Alho

Seja na forma de tempero ou mesmo assado, o alho é um dos alimentos que não podem faltar na sua dieta de proteção ao fígado. Rico em alicina e selênio, substâncias antioxidantes e que contribuem para a redução do colesterol ruim, ele evita o acúmulo de gordura no órgão. Dica: tome chá de alho. Pique alguns dentes de alho e deixe-os em 1 litro de água por 10 minutos.

5. Aveia

iogurte com frutas e aveia

O consumo de fibras é essencial para a boa saúde do fígado e a aveia é uma das melhores opções nesse quesito. Ela possui beta-glucana, uma substância que auxilia no funcionamento do órgão, contribuindo para a redução do acúmulo de gordura e melhorando o sistema digestivo e imunológico. O ideal é consumir pelo menos 150 gramas de aveia em flocos ao dia.

6. Brócolis

Rico em canferol, um potente flavonoide com propriedades anti-inflamatórias, os brócolis são um dos vegetais mais benéficos para o organismo como um todo. O consumo ajuda a prevenir doenças como hepatite e cirrose, além de fornecer fibras que reduzem a absorção de gorduras pelo intestino.

7. Café

Você sabia que a bebida preferida dos brasileiros faz bem para o fígado? A cafeína é um antioxidante e, por essa razão, protege o fígado de doenças. Quem toma café tem menos propensão a desenvolver doenças hepáticas crônicas. Porém, moderação é a palavra: não é recomendável tomar mais do que três xícaras de café preto por dia. Ah, e para obter o benefício, prefira café sem açúcar.

8. Laranja

Fonte de vitamina C, a laranja possui nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, que protegem as células capazes de gerar doenças no fígado. Basta uma laranja crua por dia ou pelo menos 150 ml de suco natural para desfrutar dos benefícios. Importante: os sucos industrializados não têm as mesmas propriedades.

9. Salmão

Se existe um alimento que deveria estar no topo da sua lista de prioridades, é o salmão. Rico em ômega-3 DHA, o peixe tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a proteger o fígado. Dê preferência ao salmão assado ou cozido com pele. Se possível, adicione essa opção na sua dieta pelo menos duas vezes por semana.

10. Tomate

molho de tomate com vários tomates ao redor

O tomate é rico em uma substância chamada glutiona, benéfica para o funcionamento do fígado. Mas não é só isso: esse fruto é rico também em licopenos, uma substância essencial na prevenção do câncer. Prefira consumir a fruta in natura, mas molhos também são uma alternativa, ainda que possam ser mais gordurosos e menos benéficos.

…..

Toda mudança de alimentação deve ser sempre supervisionada por um profissional de nutrição. Porém, se você comeu demais ou algum alimento não caiu bem, é possível aliviar a sensação de mal-estar de forma rápida e eficiente com o Digestamin.

Digestamin é um suplemento que atua na reposição de vitaminas do Complexo B, Colina e Ácido Fólico. Ele combate a agressão causada após o consumo excessivo de álcool. Veja mais detalhes sobre essa solução e consulte o seu médico para tirar dúvidas.

Fonte(s):

BBC, BoaConsulta, Essentia Pharma, Hepato e Tua Saúde.

TAGS

TPM Reduxina