Mulher tendo uma crise de ansiedade no escritório em que trabalha.

COMPARTILHE

O desafio da ansiedade na transição de carreira

A sensação de ansiedade pela troca de profissão é algo relativamente comum. Afinal, mudar de carreira é uma decisão importante, desafiadora e muitas vezes envolve também diversas alterações na rotina, no estilo de vida e nas prioridades.

Pensando nisso, aqui vamos falar mais sobre a sensação de inquietação associada à transição de carreira, analisar como essa experiência pode diferir para homens e mulheres e também trazer dicas para tentar amenizar a mente durante esse período. Acompanhe!

A ansiedade pela troca de profissão

A ansiedade durante a transição de carreira é uma resposta natural ao desconhecido. Afinal, deixar para trás uma área em que você já está estabelecido para entrar em um campo novo e desconhecido pode provocar uma preocupação natural com a adequação às novas funções e até dúvidas sobre a decisão tomada.

Entretanto, a troca de carreira ainda é a escolha de muitas pessoas. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da consultoria de recrutamento Robert Half divulgado na CNN no início de 2024, metade dos profissionais pretendia buscar um novo emprego durante o ano.

64% dos profissionais que desejavam mudar de emprego relataram que desejavam fazer isso ao procurar uma nova empresa para desempenhar suas funções. E as motivações para isso são variadas, como: busca por melhores oportunidades de crescimento, salários mais altos, novos desafios, melhores benefícios e/ou a possibilidade de trabalhar em modelo remoto ou híbrido.

Já os outros 36% relataram que a busca é por uma mudança maior: trocar de área de atuação ou de profissão. Para eles, as motivações também são variadas, incluindo: melhora nos salários, flexibilidade, realização pessoal, qualidade de vida e outros aprendizados.

Diferenças de gênero relacionadas à ansiedade pela troca de profissão

Embora a ansiedade na transição de carreira seja uma experiência universal, ela pode se manifestar de maneiras diferentes para homens e mulheres, devido a fatores sociais, culturais e econômicos.

Ansiedade pela troca de profissão: homens

Para os homens, a ansiedade pode estar ligada principalmente à pressão de prover e manter a estabilidade financeira. Em muitos contextos, ainda existe uma expectativa social forte de que os homens devem ser os principais provedores. Dessa forma, a pressão pode tornar a decisão de mudar de carreira particularmente estressante, especialmente se a nova área não garantir imediatamente a mesma segurança financeira que a anterior.

Ansiedade pela troca de profissão: mulheres

Para as mulheres, a transição de carreira pode ser ainda mais complexa, devido à combinação de pressões profissionais e pessoais. Afinal, muitas mulheres enfrentam o desafio adicional de equilibrar carreira e responsabilidades familiares, o que pode intensificar a ansiedade.

Mulher estressada segurando sua filha no colo enquanto trabalha home office.

Além disso, em algumas indústrias, as mulheres podem enfrentar preconceitos e barreiras adicionais ao tentar ingressar em novos campos, aumentando ainda mais o nível de estresse e incerteza.

Ainda assim, de acordo com um estudo feito pela EBAC, instituição de ensino com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais, 52% dos brasileiros já trocaram de carreira ao menos uma vez, sendo que 19% fizeram isso pelo menos em duas circunstâncias. Dessas porcentagens, as mulheres são as profissionais que mais mudaram de carreira (55%), enquanto os homens ficaram um pouco abaixo da média nacional (48,5%).

Dicas para lidar com a ansiedade pela troca de profissão

Lidar com a ansiedade pela troca de profissão pode ser desafiador, mas com algumas estratégias práticas, você pode tornar esse processo mais tranquilo. Confira algumas dicas que podem te ajudar:

1. Planeje e organize-se

Pesquise sobre a nova profissão, entendendo as habilidades e qualificações necessárias para fazer essa mudança. Além disso, busque criar um plano de ação, definindo etapas concretas para a transição, incluindo prazos e objetivos a serem alcançados.

Essas dicas são importantes porque, com um planejamento bem estruturado, você pode ter uma maior sensação de controle e, assim, diminuir a incerteza, reduzindo a ansiedade.

2. Desenvolva novas habilidades

Para minimizar a ansiedade pela troca de profissão, participe de cursos, workshops e treinamentos relevantes para a nova carreira. Busque obter certificações que possam fortalecer seu currículo e aumentar sua confiança.

Por fim, lembre-se de que a aprendizagem contínua aprimora as suas competências e também aumenta a sua autoestima e conhecimento sobre a nova área, fazendo com que a transição pareça menos assustadora.

3. Faça networking

Outra sugestão para diminuir a ansiedade pela troca de profissão é conectar-se com profissionais que já atuam na área desejada. Afinal, eles podem oferecer conselhos valiosos, compartilhar experiências e, quem sabe, até mesmo fornecer oportunidades de emprego.

Assim sendo, para participar de eventos da sua nova área, você pode usar plataformas profissionais, como o LinkedIn, e ingressar em grupos variados que podem ampliar suas conexões. Para completar, um mentor experiente também pode fornecer orientação e suporte emocional durante a transição.

4. Seja realista, mas mantenha uma perspectiva positiva para minimizar a ansiedade pela troca de profissão

Lembre-se das razões pelas quais você decidiu mudar de carreira e visualize os benefícios a longo prazo. Esse cuidado de manter uma perspectiva positiva pode motivá-lo a seguir em frente e a encarar os desafios.

Ademais, entenda que a incerteza faz parte do processo de mudança e é importante aceitar que nem tudo está sob seu controle. Esse pensamento pode ajudar a diminuir a ansiedade pela troca de profissão e minimizar a pressão que você pode colocar sobre si mesmo.

5. Gerencie suas finanças

Crie um orçamento que leve em conta possíveis períodos de transição sem renda. Ter uma reserva financeira para cobrir suas despesas durante a mudança é importante para evitar estresse financeiro – e, consequentemente, ansiedade pela troca de profissão.

Assim sendo, planejar suas finanças cuidadosamente proporciona mais segurança e reduz a pressão financeira, permitindo que você se concentre na transição de carreira.

Homem gerenciando suas finanças pessoais.

6. Defina pequenos objetivos para diminuir a ansiedade pela troca de profissão

Divida o grande objetivo de trocar de profissão em pequenos passos alcançáveis. Dessa forma, cada pequena conquista pode proporcionar uma sensação de progresso e realização, ajudando a manter a motivação e a reduzir a ansiedade pela troca de profissão. Celebrar pequenas vitórias ao longo do caminho mantém seu entusiasmo e reforça seu compromisso com a mudança.

7. Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina diária estruturada pode proporcionar estabilidade durante um período de incerteza. Assim sendo, ao criar sua nova rotina, lembre-se de incluir momentos para a busca de um novo emprego, desenvolvimento de habilidades, networking e autocuidado. Não é surpresa para ninguém relembrar que uma rotina bem definida pode ajudar a manter a produtividade e reduzir a sensação de estar sobrecarregado.

8. Cuide da sua saúde mental e física e acalme a sua ansiedade pela troca de profissão

Por último, mas não menos importante, pratique atividades físicas regularmente para ajudar a reduzir o estresse. Técnicas de mindfulness e meditação podem ser úteis para controlar a ansiedade. Além disso, exercícios como caminhada, ioga ou natação também podem melhorar seu humor, aumentar a energia e minimizar a ansiedade pela troca de profissão.

Outro ponto importante para manter a saúde física e mental em dia é ter uma boa qualidade de sono, priorizando o descanso adequado.

Por fim, vale lembrar sempre que a troca de profissão pode ser um período de grandes desafios, mas também de crescimento e novas oportunidades. Assim sendo, ao implementar essas dicas, você pode gerenciar melhor a ansiedade e tornar a transição mais suave e bem-sucedida. Ainda, além de todas as dicas que citamos acima, existem outras soluções que podem auxiliar a minimizar a ansiedade pela troca de profissão, como o Nervocalm WP.

Desenvolvido pela WP LAB, o suplemento ajuda no tratamento dos sintomas da ansiedade leve e insônia e conta com substâncias ativas de origem natural. Então, por ajudar a diminuir a sensação de inquietação, pode ajudar a trazer mais tranquilidade e bem-estar para o dia a dia, sendo um aliado para o período da transição de carreira.

Converse com o seu médico sobre a possibilidade de inserir o Nervocalm WP na sua rotina e, para mais informações sobre o produto, leia a bula.

TAGS

TPM Reduxina