homem-no-escritorio-com-sono-excessivo

COMPARTILHE

Sono excessivo? Conheça as causas e saiba como lidar

Analisar como andam seus hábitos pode ajudar a descobrir as causas do sono excessivo durante o dia e, consequentemente, se há algum problema de saúde envolvido. O reflexo da sonolência diária tem potencial para atrapalhar a sua rotina, por isso, dependendo da causa, algumas atitudes podem melhorar seu sono e  influenciar o seu bem-estar. Continue lendo para saber quais atitudes devem ser tomadas para melhorar sua saúde.

Por que sentimos sono?

Dormir é uma necessidade fisiológica e é durante o sono que o organismo “limpa” os acúmulos de atividades celulares e radicais livres. Nesse período de descanso, o sistema neurológico também atua na consolidação da sua memória – lembranças do que aconteceu durante o seu dia são gravadas permanentemente no cérebro enquanto você adormece.

Se você não dormir bem, provavelmente terá dificuldades no aprendizado e raciocínio. Além disso, a reciclagem dos hormônios e de radicais livres pode ficar comprometida e trazer resultados ruins para a saúde, contribuindo, a longo prazo, para o surgimento de doenças como o Alzheimer.

Qual o horário certo para dormir e acordar?

Não existe uma resposta certa, pois cada pessoa tem um relógio do sono e ritmo circadiano individual. Contudo, é necessário observar que quanto maiores os estímulos luminosos, menor será a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo que ajuda a regular o relógio biológico, mas que prejudica o corpo todo caso esteja em falta.

O que é a sonolência diurna excessiva?

homem-com-sono-excessivo-dormindo-no-trabalho

A sonolência diurna excessiva é a dificuldade em permanecer acordado ou em alerta, associado ao forte desejo de dormir durante o dia. Esse tipo de problema ocorre de maneira não intencional, em horários inadequados, diariamente e por um tempo de permanência maior que três meses. Essa condição apresenta alguns sintomas, como:

  • Apagões repentinos;
  • Dificuldades de permanecer alerta;
  • Problemas de memória;
  • Falta de foco;
  • Dificuldade em tomar decisões;
  • Lentidão;
  • Pensamentos desorganizados.

Causas do sono excessivo

Alguns hábitos ou doenças podem levar à sonolência diurna excessiva. Caso identifique alguma prática que esteja comprometendo suas noites de sono, consulte um profissional para auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Privação de sono

A falta de sono crônica é uma das principais causas do transtorno durante o dia. Indivíduos que sofrem de insônia ou pessoas que trabalham em turnos alternativos, como médicos e enfermeiros, podem alterar o próprio ritmo circadiano, desencadeando sonolência devido a dificuldade para dormir.

Hábitos que comprometem seu sono

Consumir grandes quantidades de alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça ativo, estimulando hormônios como a adrenalina, que mantém o corpo em estado de alerta. Além disso, não praticar exercícios físicos regularmente também contribui para noites mal dormidas.

Doenças que influenciam no seu descanso

Existem certas doenças que também podem perturbar diretamente o momento do descanso, como o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada); TAB (Transtorno Afetivo Bipolar); esquizofrenia; lúpus; doença de Parkinson; esclerose múltipla; cáncer; hipotiroidismo e fibromialgia.

Álcool e drogas

O Instituto do Sono salienta que o álcool não é a única substância que pode alterar o ciclo do sono. Drogas ilícitas, como cocaína, crack, ecstasy e LSD também afetam as sinapses dos neurotransmissores, estimulando a produção de hormônios que mantém a pessoa desperta.

Uso de medicação

Existe uma infinidade de medicamentos que podem ser prejudiciais ao sono, mesmo quando usados para tratar outras doenças. Se o estado de sonolência atrapalhar a concentração e funções cognitivas durante o dia, é melhor consultar um especialista para falar sobre essa questão. Alguns ansiolíticos,  antidepressivos e estabilizadores de humor podem comprometer a hora do repouso.

Apneia do sono

Durante a noite, algumas pessoas apresentam pausas da respiração associada a engasgos, ronco e respiração ofegante. Essa alteração é chamada de apneia do sono. O indivíduo com apneia adormece inquieto sem atingir todas as fases do sono, ou se atinge, acorda entre uma fase e outra. Com isso, não há a sensação de um descanso reparador, o que pode comprometer a saúde ao longo dos anos.

homem-dormindo-de-boca-aberta-com-apneia-do-sono

Hipersonia idiopática

Hipersonia idiopática é um distúrbio crônico incomum do sono que faz com que as pessoas fiquem excessivamente sonolentas durante o dia, mesmo depois de uma boa noite de sono.

Quando a pessoa já é diagnosticada com este distúrbio, precisa dormir mais que o normal. Caso não consiga dormir a quantidade necessária, poderá ter dificuldades no dia seguinte. A hipersonia ainda não tem um tratamento específico, entretanto, existem medidas que auxiliam a amenizar os sintomas.

Narcolepsia

Distúrbio decorrente da instabilidade do sono REM, a narcolepsia é uma sonolência excessiva diurna que pode vir acompanhada de paralisia do sono, alucinações, fragmentação do sono e perda súbita de contração dos músculos do organismo, levando a quedas e perda de consciência.

Fumar próximo ao horário de dormir

A nicotina é uma droga estimulante, portanto fumar antes de dormir pode diminuir a qualidade do sono. Parar de fumar é importante para que o organismo elimine as toxinas ao longo do tempo, resultando na melhora da qualidade do sono.

Diagnóstico

Sempre que houver alguma suspeita de qualquer alteração no organismo, o ideal é procurar um médico. O mesmo princípio vale para sintomas como a intensa sensação de sonolência durante o dia. Com auxílio médico, um especialista irá  avaliar o quadro e solicitar exames laboratoriais e específicos de monitoramento da qualidade do sono para obter um diagnóstico exato.

mulher-dormindo-bem

Tratamento

Após encontrar a causa da sonolência, vale ressaltar que o tratamento consiste em mudar hábitos, alterar ou suspender algumas medicações, aprimorar a alimentação e adotar práticas de higiene do sono, que consistem em:

  • Estipular um horário fixo para deitar e acordar;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas e cigarro antes de deitar;
  • Evitar a ingestão de cafeína;
  • Evitar exercícios físicos próximos ao horário de dormir;
  • Fazer refeições leves no jantar;
  • Providenciar um ambiente com temperatura agradável, silencioso e com pouca luz;
  • Usar roupas confortáveis;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos.

Além da mudança de hábitos, o uso de energéticos pode auxiliar a combater a sonolência diurna. Energiton® Black é um novo conceito de energético em comprimido à base de cafeína 100% pura. Indicado para atender o público que precisa de energia concentrada ou por mais tempo e não quer ingerir açúcar ou caloria. O produto auxilia em atividades físicas que demandam uma descarga de energia ou muita concentração, como dirigir por mais tempo e estudar por várias horas.

E para um boa noite de sono, existem medicamentos com ativos naturais, como é o caso do NERVOCALM WP LAB®, indicado como auxiliar no tratamento da insônia e da ansiedade leve. Nervocalm WP LAB® não interage com outros medicamentos e não causa dependência, proporcionando uma noite tranquila de sono sem causar sonolência durante o dia. Você bem 24 horas!

Você encontra mais informações sobre o Nervocalm WP LAB® na bula do medicamento e no site do Clique Bem Estar.

TAGS

TPM Reduxina