O uso de suplementos alimentares é uma realidade entre uma parcela significativa da população brasileira. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) indicam que em pelo menos 60% dos lares há ao menos uma pessoa consumindo algum tipo de suplemento alimentar.
Os motivos pelos quais as pessoas recorrem a esse tipo de reposição são os mais variados possíveis. Os suplementos podem ser usados para suprir a falta de um determinado nutriente ou ainda para reforçar condições de saúde que permitam ganhar massa muscular ou emagrecer com menos dificuldade.
Ainda que em linhas gerais os suplementos nutricionais não tenham contra indicações, é sempre importante consultar seu médico para confirmar a real necessidade de consumi-los. Os benefícios são muitos e talvez você possa tirar proveito de alguns deles.
Por que tomar suplementos nutricionais?
Como o próprio nome indica, os suplementos nutricionais servem para suprir o organismo com os nutrientes que necessitamos. Em geral, obtemos todas as vitaminas e minerais por meio da alimentação. Contudo, uma dieta diária de baixa qualidade ou em quantidade insuficiente pode fazer com que em médio e longo prazo surja alguma deficiência nutricional.
É nesse momento que entram em cena os suplementos. Comercializados em comprimidos ou cápsulas, eles se propõem a ser uma forma simples e rápida de se obter os nutrientes adicionais à alimentação. Assim, é importante ressaltar ainda que eles não substituem as refeições, mas funcionam como um complemento.
Os suplementos alimentares podem ser subdivididos em quatro tipos, cada um deles com uma finalidade distinta. Vamos conhecer as características dos principais disponíveis no mercado.
Suplemento vitamínico: características e benefícios

Essa é a opção mais tradicional de suplementação. Os suplementos vitamínicos são indicados para quem tem deficiência de algum nutriente ou necessita de uma alta demanda que não seria possível obter de forma natural pela alimentação. Geralmente, esses compostos trazem um conjunto de vitaminas, por isso são conhecidos como “de A a Z”. Eles ajudam a:
- Fortalecer a imunidade;
- Melhorar o desempenho na prática de exercícios;
- Absorver os nutrientes;
- Suprir necessidades nutricionais de atletas ou grávidas.
O Forteviron Vitamin A-Z Men 50+ é um exemplo disso. Livre de açúcares, ele auxilia no sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento celular. Outra opção é o Forteviron Vitamin A-Z Men, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no metabolismo de proteínas e no combate aos radicais livres.
Termogênicos: características e benefícios
Pessoas que desejam perder peso costumam buscar suplementos do tipo termogênico. Esses suplementos trazem em sua composição substâncias que têm o poder de acelerar o metabolismo, favorecendo por consequência a queima de gordura corporal.
Em geral, a composição desses produtos têm ingredientes como cafeína, gengibre e canela. É importante que o uso venha sempre acompanhado de orientação médica, pois o excesso ou mesmo a combinação de termogênicos com outros alimentos pode causar insônia, ansiedade e falta de concentração.
Hiperproteicos: características e benefícios
Hiperproteicos são suplementos com quantidades elevadas de proteína. Whey Protein, proteína de soro do leite e outros tipos de proteínas extraídas de vegetais também estão disponíveis no mercado.
Esse tipo de produto é mais recomendado para quem precisa ganhar massa muscular, contribuindo ainda para melhorias na imunidade. Entretanto, o uso desses alimentos sem a prática de exercícios físicos pode resultar em inchaço e ganho de gordura corporal.

Aminoácidos: características e benefícios
Por fim, temos ainda os aminoácidos, suplementos nutricionais que aumentam o ganho de potência e força. Isso é possível graças à melhoria na captação de glicose, substância responsável por nos fornecer energia.
Um dos principais representantes dessa categoria é a creatina, muito usada por quem pratica atividades físicas de alta intensidade. Entretanto, seu uso deve vir sempre acompanhado de uma alimentação balanceada, além de orientação profissional.
Qual é o suplemento nutricional ideal para você?
A resposta exata para essa pergunta envolve uma série de fatores. Antes de tudo, recomendamos que você faça uma avaliação médica e, se necessário, exames laboratoriais para entender se há ou não necessidade de suplementar algum nutriente ou vitamina.
A partir disso, baseado no seu estilo de vida, na sua composição corporal e nos seus objetivos, os suplementos podem ser peças importantes para complementar a sua dieta diária, garantindo a quantidade de nutrientes que você necessita sem que isso se torne um drama.
Na maioria dos casos, os suplementos nutricionais não apresentam contra indicações, mas uma avaliação médica individual aumenta as chances de potencializar os benefícios.



