Basta se sentar para estudar que vem aquela moleza no corpo e a sensação de que nada naquele momento seria melhor do que uma cama para tirar uma soneca. Quem nunca passou por uma situação como essa, que atire a primeira pedra. Porém, na maioria das vezes, o momento de estudo não precisa ser assim.
Diversos fatores influenciam diretamente na nossa capacidade de concentração. Cansaço acumulado, noites mal dormidas e até mesmo o ambiente em que estamos podem ser determinantes para que em algum momento a cabeça pese. No entanto, uma alimentação saudável pode ser a chave para um estudo com mais concentração e energia.
Incluir na sua dieta alimentos que dão disposição para estudar faz muita diferença. Eles serão os responsáveis por dar aquela força extra para que você consiga realizar as suas tarefas sem que seja preciso lutar contra a necessidade de descanso. Listamos aqui alguns itens que você deveria considerar e inserir na sua dieta.
1. Frutas cítricas
As frutas cítricas são conhecidas por serem ricas em vitamina C. Laranja, limão, framboesa, caju, carambola, amora, jabuticaba e pêssego são alguns dos exemplos que você deve incorporar nas refeições se quiser que o seu corpo reaja de maneira mais eficiente às demandas dos estudos.
Além da vitamina C, as frutas cítricas trazem em sua composição diversos tipos de flavonoides, que estimulam a memória e o aprendizado. Seja na forma de sucos ou mesmo in natura, as frutas devem sempre fazer parte do seu cardápio, além de serem boas opções para se refrescar mesmo durante os estudos.
2. Água de coco
Rica em minerais e considerada um isotônico natural, a água de coco é absorvida com rapidez pelo corpo, ajudando o organismo a recuperar os nutrientes. Para entender a eficiência dessa bebida natural, você pode fazer um paralelo com atletas que praticam esporte de alta intensidade: todos eles consomem algum tipo de isotônico para repor nutrientes com mais rapidez.
Considere que a sua rotina de estudos bem pode se assemelhar a uma maratona e, portanto, há necessidade de se manter bem hidratado. Um copo de água de coco por período – manhã, tarde ou noite – é suficiente. Se não tiver água de coco, não deixe de tomar água pura mesmo várias vezes ao dia, pois a hidratação auxilia no funcionamento do organismo.
3. Ovos
A dieta de um estudante deve ter ainda ovos no cardápio. Essa fonte de proteína é considerada um dos alimentos mais versáteis que existem, pois reúne em uma porção pequena uma quantidade grande de nutrientes – com destaque especial para colina, vitamina B12 e selênio.
Esses três nutrientes especificamente têm papel essencial na saúde do cérebro, pois ajudam a proporcionar melhorias de cognição e visão. Já a colina tem relação direta com a disposição. Na hora do preparo, prefira o ovo cozido em vez de fritá-lo, para reduzir o índice de gordura. Portanto, lembre-se de consumir ovos, mas não abuse deles na sua dieta.
4. Banana
As bananas são sinônimo de energia e não é à toa que elas são oferecidas aos atletas no final dos treinos. Uma das frutas mais populares na vida dos brasileiros, a banana é rica em diversos nutrientes, mas aqui destacamos o triptofano e o potássio.
O triptofano auxilia na regulagem do sono, do humor e na prevenção de distúrbios emocionais. Já o potássio inibe quadros de fraqueza muscular, câimbras e apatia mental. A dica é consumir bananas durante os estudos. Como são digeridas com facilidade, rapidamente você percebe os resultados.
5. Café
Uma lista com alimentos para dar mais energia para os estudos não poderia deixar o café de fora. A bebida mais tradicional do Brasil traz duas substâncias essenciais para a concentração: a cafeína e os antioxidantes. Juntas, essas substâncias funcionam como um estimulante no sistema nervoso central.
Sabe aquela sensação de estar mais alerta depois de tomar um cafezinho? É justamente essa a percepção que você terá. Porém, atenção: a cafeína, se consumida em excesso, pode causar insônia e dores no estômago. Evite a bebida à noite e não exagere nas quantidades.
E que tal uma força extra?
Tem horas que nem mesmo a alimentação adequada parece suficiente para repor as energias, não é mesmo? É nesse momento que vale a pena recorrer à suplementação para garantir aquela força extra antes de descansar de forma merecida.
O Energiton é um energético em forma de comprimido. Trata-se de um suplemento à base de cafeína 100% pura, disponível em duas versões: Black e White. Ele apresenta diversas vantagens em relação aos energéticos convencionais líquidos, auxiliando em atividades que demandam uma descarga de energia ou bastante concentração.
Obtenha mais informações sobre as propriedades do Energiton aqui.
Fonte(s):
Flo, Manuais MSD e Tua Saúde.