O processo de envelhecimento está ligado ao declínio das funções do organismo, deste modo, a nutrição na terceira idade é um fator determinante para manter o idoso saudável. Por isso, o Clique Bem Estar traz uma matéria para você repensar a maneira de compor os alimentos no seu prato, visando uma refeição que forneça todos os nutrientes adequados para sua saúde.
Como envelhecer com saúde?
São as nossas ações diárias que determinam nossa qualidade de vida na terceira idade. Por conta disso, é necessário que um conjunto de atividades e hábitos positivos estejam presentes e incorporados ao dia a dia, trazendo saúde física, mental e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida.
A importância do prato colorido durante as refeições
A variedade de cores nos deixa atraídos por uma refeição, além de ajudar a abrir o apetite e nutrir nosso organismo. Os pratos coloridos conseguem nos transmitir uma sensação de frescor e qualidade, nos deixando dispostos a prová-los.
Quanto maior a diversidade na paleta de cores durante as refeições, maior a variedade de vitaminas, fibras, e minerais ingerida. Confira a variedade de cores para você montar um prato sinônimo de saúde e que pode aumentar a sua imunidade:
Amarelo / Marrom
Alimentos como o feijão, grão-de-bico, cereais e soja são fonte de vitamina E. Além de conter vitaminas do complexo B e minerais como selênio e magnésio.
Branco
O arroz, pão e macarrão são ricas fontes de energia, além de proteínas e cálcio no caso dos leites e derivados.
Laranja
Os alimentos alaranjados (mamão, laranja, cenoura, caju) são fontes de betacaroteno, vitamina A e vitamina C.
Verde
Brócolis, couve, alface, espinafre e outros são, além de uma rica fonte de fibras, uma boa opção para ingerir vitamina K. As folhas verde-escura, especificamente, são fontes alternativas para ferro, cálcio e ácido fólico.
Vermelho
Morango, tomate e goiaba são fontes de licopeno, antioxidantes naturais e vitamina C.
Por que a alimentação saudável na terceira idade é tão importante?
Um idoso que não recebe as quantidades corretas de nutrientes pode se sentir cansado com uma frequência maior, pode acabar tendo perda muscular, perda de equilíbrio e, como resultado, um sistema imunológico comprometido. Por isso, é importante ter uma nutrição adequada e atentar-se à qualidade das refeições para evitar que futuros problemas ocorram.
Por mais saudável que seja a alimentação na terceira idade, é possível, através de orientação médica, realizar a suplementação alimentar. Assim, o idoso não fica com a saúde comprometida por falta de alguns grupos de vitaminas.
Quais os benefícios de uma alimentação equilibrada na terceira idade?
Ao montar um prato colorido durante as refeições, ter uma rotina alimentar correta, comer sem pressa e mastigar bem os alimentos é possível obter inúmeros benefícios para a saúde, veja:
1) Permanecer forte
A alimentação saudável e equilibrada permite fortalecer os ossos e promover mais energia. Assim, o idoso reduz os riscos de quedas, além de ter uma maior autonomia. Aliar essa alimentação a uma atividade física leve é viabilizar a saúde.
2) Fortalecer o sistema imunológico
As vitaminas presentes nos alimentos, além de proporcionar uma boa nutrição na terceira idade, fortalecem o sistema imunológico, reforçando as defesas do organismo, protegendo-o com mais eficácia contra vírus e bactérias.
3) Prevenir problemas digestivos
Gases, diarreia e constipação são problemas comuns na terceira idade, mas com uma rotina alimentar e com pratos coloridos durante as refeições é possível evitar esses problemas.
4) Ter uma pele incrível
“Você é o que você come” — essa máxima se tornou um fato. A alimentação saudável, aliada a boas práticas para a saúde, pode refletir diretamente na aparência da pessoa, já que favorece a eliminação dos radicais livres resultando na boa aparência da pele.
Dicas para um bom equilíbrio alimentar na terceira idade
Com as dicas para um bom equilíbrio alimentar na terceira idade fornecidas pelo Clique Bem Estar, você pode aliar uma alimentação adequada a fim de manter um ritmo saudável, valorizando a saúde e bem-estar na melhor idade, confira:
Fazer 3 refeições por dia
Faça suas refeições em horários programados e mantenha o hábito durante os dias da semana. Caso sinta fome entre as refeições, evite alimentos industrializados ou com excesso de gordura, coma uma fruta.
Comer frutas e verduras
Crus, cozidos e acompanhados com carnes, os legumes são importantes para uma nutrição na terceira idade adequada. Além disso, são leves e pouco calóricos e fornecem os minerais e vitaminas necessários para o dia a dia.
Evitar consumo de carnes gordurosas
Carnes gordurosas não fazem bem para o nosso organismo porque podem incitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, renais, no fígado e até mesmo câncer em alguns pacientes com predisposição genética. Além disso, seu excesso aumenta os níveis de colesterol e triglicérides, assim, consumir carnes magras e peixes é uma boa opção para idosos.
Tomar bastante líquido
O idoso possui uma tendência natural à desidratação, por conta do processo de envelhecimento, aumentando os riscos conforme a idade avança. Sendo assim, tomar bastante água durante o dia aumenta a disposição, controla a pressão sanguínea, limpa o organismo e regula o intestino.
Poliviron® A-Z
Poliviron® A-Z é um suplemento alimentar com zero calorias que auxilia a nutrição na terceira idade. Com todas as vitaminas e minerais necessários para sua alimentação, cada frasco contém 30 cápsulas de 600 mg, indicado para homens e mulheres aproveitarem a vida cuidando da saúde e fortalecendo a imunidade. Saiba como cuidar da saúde com o Blog do Bem Estar e viva uma vida saudável.